Senado cria Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude — Rádio Senado
Plenário

Senado cria Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude

O plenário do Senado aprovou o projeto de resolução (PRS 30/2019) que cria a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude. O grupo deverá propor medidas e acompanhar as ações do poder público em prol da juventude, especialmente na viabilização do Estatuto da Juventude, previsto na lei 12.852 de 2013. O autor do pedido é o senador Irajá (PSD-TO)

24/04/2019, 19h53 - ATUALIZADO EM 24/04/2019, 19h53
Duração de áudio: 01:45
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia.

Senador Irajá (PSD-TO) posa para foto com representantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). O projeto de  resolução que cria a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude (PRS 30/2019), de autoria do senador, foi aprovado pelo Senado e será encaminhado à promulgação.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE. ENTRE AS ATIVIDADES DA FRENTE ESTÁ A PROMOÇÃO DE ENCONTROS, SIMPÓSIOS, SEMINÁRIOS, DEBATES E OUTROS EVENTOS, PARA APRIMORAR AS AÇÕES DO PODER PÚBLICO DESTINADAS À JUVENTUDE. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: Durante a votação em plenário, vários senadores destacaram a importância da criação da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude. O grupo deverá propor medidas e acompanhar as ações do poder público em prol da juventude, especialmente na viabilização do Estatuto da Juventude, previsto na lei 12.852 de 2013. O relator, senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, destacou a importância da iniciativa: (MARCELO CASTRO): Não se deve esquecer que a falta de ações para preparar essa nova geração, a qual assumirá o protagonismo da sociedade brasileira dentro das próximas décadas, pode gerar um prejuízo irreparável ao País. (MAURÍCIO): O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, lembrou que 51 milhões de brasileiros têm entre 15 e 29 anos. E é justamente essa parcela da população a que mais sofre com o desemprego: (RANDOLFE RODRIGUES): Os dramas sociais dessa faixa etária justificam a necessidade de criação dessa frente. Veja, o desemprego nessa faixa etária é o dobro das outras faixas etárias no Brasil. (MAURÍCIO): O autor do pedido de criação da frente parlamentar da juventude é o senador Irajá, do PSD do Tocantins, que é o mais novo entre os 81 senadores, com 36 anos: (IRAJÁ): Propomos um grande pacto nacional liderado pelo Congresso Nacional que envolva os três poderes e os entes federativos, com o suporte da sociedade civil, em defesa desses 51 milhões de jovens brasileiros, que representa um quarto da população nacional. (MAURÍCIO): O senador Irajá será o presidente da Frente Parlamentar da Juventude. Da Rádio Senado, Maurício de Santi. Projeto de Resolução 30/2019 .

Ao vivo
00:0000:00