Senado condena decisão de países europeus de fechar espaço aéreo a Evo Morales — Rádio Senado

Senado condena decisão de países europeus de fechar espaço aéreo a Evo Morales

LOC: O SENADO APROVOU UM VOTO DE REPÚDIO CONTRA A DECISÃO DE PAÍSES EUROPEUS DE IMPEDIR O SOBREVÔO DO AVIÃO QUE LEVAVA O PRESIDENTE DA BOLÍVIA. 

LOC: EVO MORALES VOLTAVA A SEU PAÍS DEPOIS DE UMA VIAGEM A RÚSSIA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: Os senadores aprovaram um voto de censura e repúdio à agressão sofrida pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, cujo avião foi proibido de passar pelo espaço aéreo de quatro países europeus. O líder do governo no Senado, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, lembrou que os governos de Portugal, França, Itália e Espanha negaram o acesso, porque havia a suspeita de que no avião estaria o ex-agente da CIA, Edward Snowden. Ele é acusado de ter vazado informações sobre o esquema de vigilância feito pelos Estados Unidos. 

(Eduardo) Em relação ao possível asilo que poderia ser concedido pela República da Bolívia a um cidadão que abriu informações e denunciou ao mundo quebra de sigilo das comunicações individuais ao longo das últimas semanas.

(REPÓRTER) O avião acabou fazendo escala para abastecimento na Áustria, onde foi revistado e constatado que Edward Snowden não estava a bordo. Após a crise diplomática, Evo Morales chegou à Bolívia na noite de quarta-feira.
04/07/2013, 06h07 - ATUALIZADO EM 04/07/2013, 06h07
Duração de áudio: 01:07
Ao vivo
00:0000:00