Senado comemora os 45 anos da Zona Franca de Manaus nesta segunda-feira — Rádio Senado

Senado comemora os 45 anos da Zona Franca de Manaus nesta segunda-feira

LOC: O SENADO PROMOVE SESSÃO ESPECIAL NESTA SEGUNDA-FEIRA PARA COMEMORAR OS 45 ANOS DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS. 

LOC: O COMPLEXO INDUSTRIAL BENEFICIA EMPRESAS DOS SETORES DE INFORMÁTICA E ELETROELETRÔNICO COM INCENTIVOS FISCAIS CONCEDIDOS PELO GOVERNO FEDERAL. A HOMENAGEM FOI PROPOSTA PELOS SENADORES AMAZONENSES, VANESSA GRAZZIOTIN, DO PCDOB, E EDUARDO BRAGA, DO PMDB. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

(REPÓRTER) Mais conhecido como Zona Franca, o Pólo Indústrial de Manaus foi criado em 1967, por iniciativa do governo federal para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Hoje, o pólo é administrado pela Suframa, Superintendência da Zona Franca de Manaus e é um dos maiores e mais modernos complexos industriais da América Latina: tem cerca de 550 empresas de alta tecnologia e é considerado o principal vetor de desenvolvimento para a região Norte. Mas há também grandes desafios, como ampliação e atualização, já que o governo federal prometeu prorrogar os benefícios da Zona Franca por mais 50 anos. Em 28 de fevereiro deste ano, a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B, saudou os quarenta e cinco anos da Zona Franca no plenário do Senado. Ela contou que há 123 mil empregos diretos e 500 mil indiretos gerados a partir da Zona Franca. Esse grupo de empresas, disse a senadora, torna Manaus responsável por 1,5% do PIB brasileiro e a coloca como uma das 20 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios. Segundo Grazziotin, a Zona Franca não só produz importantes resultados econômicos e gera milhares de empregos, como ajuda a preservar a floresta amazônica. 

(VANESSA GRAZZIOTIN) A partir do momento em que alguém adquire um produto fabricado no Polo Industrial de Manaus está contribuindo indiretamente para a preservação da maior floresta tropical do planeta. Todo produto fabricado na Zona Franca de Manaus é uma grande contribuição para a contenção do desmatamento. 

(REPÓRTER) O Senador Alfredo Nascimento, do PR, afirmou que em 2011 a Zona Franca teve um faturamento recorde de 63 bilhões de reais, quase 20 por cento a mais que em 2010. 

(ALFREDO NASCIMENTO) A prorrogação da ZFM por mais 50 anos significará importante estímulo para atuação ainda mais pujante da Suframa e uma distribuição ainda mais ampla do crescimento e das oportunidades geradas pelo pólo industrial. 

(REPÓRTER) O Senador Eduardo Braga, do PMDB, lembrou que o modelo da Zona Franca de Manaus é tão bem sucedido que recebeu o prêmio Zona Franca 2011, durante uma conferência latinoamericana na Guatemala. 

(EDUARDO BRAGA) Os critérios para concessão da premiação levaram em conta a inovação tecnológica, atração de investimentos, logística, infraestrutura, geração de emprego, transferência de tecnologia entre outros fatores. 

(REPÓRTER) Eduardo Braga destacou que mesmo em um cenário de crescimento da economia brasileira abaixo das expectativas, de apenas 2,7%, 2011 teve o melhor resultado desde que a Suframa iniciou a divulgação dos indicadores. Também houve recorde na geração de empregos, com média mensal de mão de obra de 120 mil vagas, totalizando 16 mil novos postos de trabalho. O senador pediu apoio para a prorrogação por mais cinqüenta anos, a partir de 2023, da Zona Franca de Manaus. E ressaltou que os critérios para obtenção de benefícios são rigorosos. 

(EDUARDO BRAGA) Para se ter um projeto aprovado no Polo Industrial de Manaus, é preciso apresentar um processo produtivo básico, processo produtivo básico este que é aprovado fora dos limites do Polo Industrial de Manaus, que é aprovado, sob edital público, no Ministério da Ciência e Tecnologia e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os quais, via de regra, estabelecem regras para o Pólo Industrial de Manaus que não são estabelecidas pa
04/05/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 04/05/2012, 01h25
Duração de áudio: 04:44
Ao vivo
00:0000:00