Sessão especial

Plenário homenageia 30 anos do município de Palmas

01:57Plenário homenageia 30 anos do município de Palmas

Transcrição LOC: NO ÚLTIMO DIA 20 DE MAIO, PALMAS, CAPITAL DO TOCANTINS COMPLETOU 30 ANOS. A CIDADE É CONHECIDA COMO A “CAÇULA DAS CAPITAIS”. LOC: O SENADO PROMOVEU UMA SESSÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR AS TRÊS DÉCADAS DE CRIAÇÃO DA CIDADE. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Maior cidade do estado do Tocantins, a capital, Palmas, completou trinta anos no último dia 20 de maio. A cidade foi fundada em 1989, logo após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988. O Senado promoveu uma sessão especial para comemorar as três décadas de criação da cidade, uma das cinco capitais brasileiras planejadas. O senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins destacou a importância da atuação bem articulada da Assembleia Legislativa do estado na década de 80, nos projetos que deram vida a capital. (Eduardo Gomes) Em nenhuma capital brasileira a assembleia legislativa teve um papel tão determinante. Afinal de contas as mudanças de sede que implementavam a capital, uma força impressionante para que a capital fosse possível que esse sonho se tornasse realidade, para a consolidação e para a realidade que palmas é hoje trinta anos depois. (Repórter) O senador Eduardo Girão do Podemos do Ceará destacou os aspectos culturais da capital. Segundo ele, esses aspectos tonam Palmas uma cidade muito acolhedora. (Eduardo Girão) Achei uma cidade muito bonita, um povo acolhedor e quero render meus parabéns aqui. Quando a gente fala em Palmas aqui no Plenário os olhos do nosso senador Eduardo brilham (juntamente) com o senador Irajá, senadora Katia Abreu também. Parabéns a Palmas. (Repórter) Segundo o senador Irajá, do PSD de Tocantins, a capital se destaca por aspectos importantes como a qualidade da educação. (Irajá) Mas eu queria me concentrar no que Palmas a mais jovem capital brasileira tem proporcionado aos palmenses, e oferece muito. Oferece em primeiro lugar educação de qualidade! A cidade recebeu o selo de município livre do analfabetismo, concedido pelo ministério da educação. (Repórter) A sessão foi marcada ainda por falas que apontavam o desenvolvimento da capital ao longo desses trinta anos.

O Senado promoveu na manhã desta quinta-feira (23) uma Sessão Especial para comemorar o aniversário de 30 anos de Palmas-TO.  O requerente da sessão, senador Eduardo Gomes (MDB-TO) agradeceu a atuação da Assembleia Legislativa de Tocantins pelo esforço na criação da cidade.

TÓPICOS:
Analfabetismo  Ceará  Constituição  Constituição de 1988  Desenvolvimento  Educação  Ministério da Educação  Podemos  PSD  Senador Eduardo Girão  Senador Eduardo Gomes  Senador Irajá  Tocantins 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo