Sessão especial

Senado comemora aniversário de 98 anos da Folha de São Paulo

01:55Senado comemora aniversário de 98 anos da Folha de São Paulo

Transcrição LOC: O SENADO HOMENAGEOU NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA O ANIVERSÁRIO DE 98 ANOS DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. LOC: OS PARLAMENTARES DESTACARAM A ATUAÇÃO INDEPENDENTE, CRÍTICA E PLURAL DO JORNAL E DEFENDERAM A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA PARA FORTALECER A DEMOCRACIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Os Senadores homenagearam em sessão especial no plenário os 98 anos do jornal Folha de São Paulo. Também elogiaram o papel do jornalista Octavio Frias Filho, que morreu no ano passado, comandou a publicação por 34 anos e ajudou a modernizar a imprensa brasileira. Os parlamentares e convidados destacaram as grandes coberturas feitas pela Folha de São Paulo ao longo de quase um século, como as eleições e os impeachments presidenciais, as Diretas Já, a Constituião de 88, o Plano Real e as crises políticas e econômicas do país. Para o senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, a Folha de São Paulo ajudou a escrever a história do país. (Antônio Anastasia) “A Folha ajudou a construir e a contar diariamente a história do Brasil dos últimos quase cem anos e isso não é pouca coisa. Com um jornalismo crítico, pluralista, apartidário e moderno” (Repórter) A senadora Kátia Abreu, do PDT de Tocantins, que pediu a homenagem e foi articulista da Folha, lamentou os ataques sofridos pela imprensa no Brasil e no mundo, e disse que o jornalismo é fundamental para fortalecer a liberdade de expressão e a democracia. (Kátia Abreu) “Em tempo de Fake News informação de qualidade é essencial neste processo. Qualquer tentativa de intimidação deste importante pilar da democracia será inaceitável, barreira para o acesso à informação ao cidadão é também negação à democracia” (Repórter) A Folha é o jornal de maior circulação no país, pioneiro na impressão em cores em larga tiragem e o primeiro a criar o cargo de ombusdman, para receber críticas de leitores e avaliar o trabalho do próprio jornal.

Os senadores homenagearam em sessão especial no plenário os 98 anos da Folha de São Paulo. Também destacaram o papel do jornalista Octavio Frias Filho, que comandou a publicação por 34 anos e morreu em 2018,  na modernização da imprensa brasileira. Os parlamentares e convidados elogiaram a atuação pioneira, crítica, independente e plural do jornal de maior circulação no país. Para o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), o jornal paulista  ajudou a escrever a história do país. A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) lamentou os ataques sofridos pela imprensa no Brasil e no mundo, e disse que o jornalismo é fundamental para fortalecer a liberdade de expressão e a democracia.

TÓPICOS:
Democracia  Diretas Já  Eleições  História  Homenagem  Imprensa  Jornalismo  Liberdade de Expressão  Minas Gerais  PDT  Plano Real  PSDB  São Paulo  Senadora Kátia Abreu  Tocantins  Trabalho  Senador Antonio Anastasia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo