Senado comemora 20 anos da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão — Rádio Senado
Sessão especial

Senado comemora 20 anos da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão

O Plenário do Senado homenageou a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) pelos 20 anos de atuação. O setor cresceu a produção quatro vezes desde os anos 90, conforme dados da entidade. Confira reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

12/12/2019, 13h39 - ATUALIZADO EM 12/12/2019, 18h03
Duração de áudio: 02:14
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar 20 anos da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) posa para fotografia ao lado de convidados da sessão de homenagem.

(E/D):
presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel;
presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti;
presidente-executivo do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) no período de 2008 a 2010, Haroldo Rodrigues da Cunha;
senador Luis Carlos Heinze (PP-RS);
ministra a Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina;
presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio;
presidente da Associação dos Cotonicultores Paranaenses (Acopar), Almir Montecelli;
presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), Walter Schlatter; 
presidente da Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa/SP), Peter Derks;
diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Marcio Portocarrero.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO COMEMOROU OS 20 ANOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES DE ALGODÃO. LOC: A META DO SETOR É FAZER COM QUE O BRASIL CONSIGA EXPORTAR MAIS PRODUTOS MANUFATURADOS PRODUZIDOS COM O ALGODÃO NACIONAL. A REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA, NA VOZ DO TIAGO MEDEIROS. (Repórter) Os índios brasileiros já conheciam o algodão antes mesmo do descobrimento do país. A matéria prima da grande maioria dos tecidos, com o tempo, ganhou destaque na produção nacional e internacional, tendo o Maranhão como primeiro exportador do Brasil, já em 1760. Os anos de crescimento da produção e exportação foram abalados nos anos 90, pelas pragas, mas com esforço de produtores e pesquisadores rapidamente a indústria do algodão voltou a crescer. A união do setor na crise foi o que deu início a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, que em 2019 completa 20 anos. O presidente da Abrapa, Milton Garbugio, destaca a importância do segmento na geração de emprego e renda no Brasil. (Milton Garbugio) “Hoje nós como segundo maior exportador mundial e o quarto produtor mundial de produção a gente traz para o Brasil em torno de 74 bilhões de dólares isso é muito importante e essa retomada do algodão eu também acredito que isso venha acrescentar cada ano mais, então a cadeia do algodão é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico e está gerando emprego e renda”. (Repórter) O senador Luiz Carlos Heinze, do PP Gaúcho, disse que a Abrapa teve uma atuação revolucionária ao longo dos anos. (Luiz Carlos). O que ocorreu na produção de algodão brasileira nas últimas duas décadas foi verdadeiramente uma revolução. E no centro dessa revolução que continua a pleno vapor esteve e está a Abrapa que fez da qualidade da rastreabilidade, da sustentabilidade e da promoção internacional as bases da nova cotonicultura brasileira. Com base nesses valores modernizados foi possível quadruplicar a produção nacional desde os 90. (Repórter) A ministra da Agricultura, Tereza Cristina se comprometeu a contribuir com os novos projetos da Abrapa. (Tereza Cristina). É uma associação que não dá trabalho. Eles estão sempre tão antenados e é uma engrenagem que anda tão ajustada e tão bem posicionada que vocês sempre trazem o problema, mas já trazem a solução possível pro problema. (Repórter) Atualmente, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão é formada por dez associações estaduais.

Ao vivo
00:0000:00