Senado celebra os 45 anos da Codevasf — Rádio Senado
Sessão especial

Senado celebra os 45 anos da Codevasf

Mais recursos para projetos de desenvolvimento regional e a revitalização da bacia do rio São Francisco foram defendidos por senadores na sessão especial que comemorou os 45 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf. A reportagem é de Marcela Diniz.

29/08/2019, 13h07 - ATUALIZADO EM 29/08/2019, 13h07
Duração de áudio: 02:45
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 45 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Em posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Nacional do Brasil.

Mesa:
senador Eduardo Gomes (MDB-TO);
presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade Moreira Pinto; 
presidente e requerente desta sessão de comemoração, senador Roberto Rocha (PSDB-MA);
diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Sérgio Luiz Soares de Souza Costa.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS 45 ANOS DA CODEVASF FORAM COMEMORADOS EM UMA SESSÃO ESPECIAL DO SENADO. LOC: A EMPRESA PÚBLICA FOI CRIADA PARA REDUZIR DESIGUALDADES REGIONAIS A PARTIR DO POTENCIAL DA BACIA DO SÃO FRANCISCO, QUE HOJE PEDE POR AÇÕES DE REVITALIZAÇÃO. REPÓRTER MARCELA DINIZ. (Repórter) O Rio São Francisco é chamado de “rio da integração nacional” porque nasce em Minas Gerais, passa pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e desagua em Alagoas, perfazendo mais de dois mil e oitocentos quilômetros de curso. Desde da década de quarenta do século passado, o Brasil discute formas de aproveitar a potência do rio e de sua bacia para o desenvolvimento socioeconômico, com projetos de irrigação, obras de infraestrutura hídrica e apoio a diversas cadeias produtivas. Na Constituinte de 1946, parlamentares já defendiam investimentos na região e, em 48, foi criada a Comissão de Vale do São Francisco. Em 67, ela virou Superintendência e, em 74, a Codevasf – Companhia do Vale do São Francisco. No ano 2000, a área de atuação foi ampliada para a bacia de outro rio essencial, principalmente para o Nordeste: o Parnaíba; aí, o nome passou a ser: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Hoje, outras bacias contam com projetos da Companhia, como as dos rios Tocantins, Araguaia e Itapecuru. Os 45 anos da Codevasf foram comemorados em sessão especial do Senado, a pedido do senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, que defendeu mais recursos para a Companhia e a valorização de seu trabalho: (Roberto Rocha) Nós temos que encontrar mecanismos para promover o desenvolvimento regional de forma mais acelerada. A Codevasf, a cada dia, torna-se mais e mais importante no cenário nacional, hoje alcançando 27% do território nacional, ela abrange diversas bacias hidrográficas e realiza o mais nobre papel que é o de redução das desigualdades regionais. (Repórter) O senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, lembrou que a bacia do São Francisco, hoje, pede ações de revitalização e que fortalecer a Codevasf é investir nessas ações: (Fernando Bezerra Coelho) A Codevasf nunca poderá deixar de levantar e empunhar a bandeira da revitalização do São Francisco. É uma tarefa urgente. É o São Francisco que emprestou a ela o seu nome e é o São Francisco que nós deveremos dar toda a atenção para que não venha a ser um rio morto. (Repórter) Ao falar sobre os desafios futuros da Codevasf, o novo presidente da Companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto, disse contar com a colaboração do Congresso: (Marcelo Andrade Moreira Pinto) Coloco a Codevasf à disposição do Congresso Nacional para esclarecer dúvidas, ouvir propostas de melhoria, avaliar projetos potenciais e atuar na indução do desenvolvimento na área de sua abrangência. (Repórter) A Codevasf é ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e atua em aproximadamente 1.641 municípios brasileiros.

Ao vivo
00:0000:00