Social

Senado celebra em março o Dia Internacional da Síndrome de Down

01:25Senado celebra em março o Dia Internacional da Síndrome de Down

Transcrição LOC: O SENADO CELEBRA EM MARÇO O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN. LOC: DURANTE UMA SEMANA, SERÃO PROMOVIDOS DEBATES E APRESENTAÇÕES PARA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE, COMBATER O PRECONCEITO, E ASSEGURAR OS DIREITOS DESSAS PESSOAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O Senado Federal vai celebrar entre os dias 18 e 22 de março o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado anualmente em 21 de março. A data reconhecida pela ONU foi escolhida porque as pessoas com a alteração genética têm três cromossomos no par 21. A iniciativa é do senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, que tem uma filha com Down. Ele explicou que o evento com debates e apresentações artísticas busca conscientizar a sociedade, combater o preconceito e garantir os direitos destas pessoas, (Romário) “Existe por parte do Brasil hoje um entendimento, uma aceitação, uma respeitabilidade muito maior e muito melhor do que há 13 anos, quando nasceu a minha filha –, a gente, aqui no Senado, tem por obrigação continuar fazendo com que essas pessoas continuem entendendo que essas pessoas têm, sim, que fazer parte do nosso dia a dia, em todos os segmentos, como no esporte, na educação, no trabalho, na música, na cultura” (Repórter) Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 800 partos, nasce uma criança com Down. Hoje, a expectativa de vida para as pessoas com a síndrome é de até 60 anos de idade, enquanto na década de 50 era de 15 anos.

O Senado Federal vai celebrar entre os dias 18 e 22 de março o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado anualmente em 21 de março. A data reconhecida pela ONU foi escolhida porque as pessoas com a alteração genética têm três cromossomos no par 21. A iniciativa é do senador Romário (Podemos-RJ)  que tem uma filha com Down. Ele explicou que o evento busca conscientizar a sociedade, combater o preconceito e garantir os direitos destas pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 800 partos, uma criança nasce com Down.

TÓPICOS:
alteração genética  criança  cromossomo 21  Dia Internacional da Síndrome de Down  Educação  Esporte  Música  ONU  Organização Mundial da Saúde  Podemos  Rio de Janeiro  Saúde  Senado Federal  Senador Romário  Síndrome de Down  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11