Sessão especial

Senado celebra aniversário de Brasília

02:37Senado celebra aniversário de Brasília

Transcrição LOC: OS 59 ANOS DE BRASÍLIA FORAM CELEBRADOS NO PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL. LOC: OS PARTICIPANTES RELEMBRARAM A VISÃO POLÍTICA E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA NOVA CAPITAL. A REPORTAGEM É DE FLORIANO FILHO. (Repórter) Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Foi uma das principais obras e decisões políticas do presidente Juscelino Kubitschek. Coube a Lucio Costa o plano urbanístico. Oscar Niemeyer foi o principal arquiteto da cidade que foi declarada pela Unesco Patrimônio Universal da Humanidade em 1987. Brasília cumpriu inicialmente a importante missão de substituir o Rio de Janeiro como capital da República. A cidade que apareceu no sonho de Dom Bosco e que foi prevista em 1891 na primeira Constituição republicana, finalmente se tornava realidade. Senadores, deputados e pioneiros de Brasília rememoraram esses acontecimentos durante a sessão solene desta segunda-feira no plenário do Senado. Como enfatizou o senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, um dos objetivos da construção da nova capital foi o de integrar o país e desenvolver regiões até então isoladas. (Izalci Lucas): A construiu para integrar o país de Norte a Sul. De Leste a Oeste. No centro deste nosso grande país. Para que todos os brasileiros pudessem conhecer o país por inteiro. (Repórter) A senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, lembrou os milhares de operários que participaram da epopeia que foi a construção da nova cidade no centro do Brasil. (Leila barros) Vieram para cá como tantos brasileiros num pau de arara para conquistar este espaço. (Repórter) A neta de JK, Anna Christina Kubitschek, também saudou os construtores e pioneiros da cidade e ficou emocionada ao relembrar o papel do avô na mudança da capital. (Anna Christina Kubitschek) A soma da força de trabalho de milhares de brasileiros, do talento dos arquitetos do Brasil e, principalmente, da coragem e da visão política de Juscelino Kubitschek, o homem que tenho a honra de chamar de avô. (Repórter) Brasília teve um crescimento populacional vertiginoso desde a fundação e hoje possui a maior renda per capta do país, principalmente por conta dos salários pagos ao funcionalismo público federal.

Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Foi uma das principais obras e decisões políticas do presidente Juscelino Kubitschek.  Senadores, deputados e pioneiros celebraram os 59 anos da cidade durante a sessão solene desta segunda-feira no plenário do Senado. Declarada pela Unesco Patrimônio Universal da Humanidade em 1987, Brasília cumpriu inicialmente a importante missão de substituir o Rio de Janeiro como capital da República. A reportagem é de Floriano Filho.

TÓPICOS:
Brasília  Constituição  Distrito Federal  Plenário do Senado  Política  PSB  PSDB  Rio de Janeiro  Senado Federal  Senador Izalci Lucas  Senadora Leila Barros  Trabalho  Unesco 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11