Senado celebra 50 anos da Universidade Feevale — Rádio Senado
Sessão especial

Senado celebra 50 anos da Universidade Feevale

O Senado Federal celebrou em sessão especial os 50 anos da Universidade Feevale, com sede em Novo Hamburgo (RS). Conhecida como universidade da inovação, a instituição aposta em parcerias com empreendedores locais e com universidades em 23 países. Para o senador Lasier Martins (Pode-RS), que pediu a homenagem, o exemplo da Feevale deve ser seguido em todo o Brasil. Reportagem, Iara Farias Borges, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

01/07/2019, 13h49 - ATUALIZADO EM 01/07/2019, 15h53
Duração de áudio: 02:26
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 50 anos da Universidade Feevale. 

A Universidade Feevale é uma universidade brasileira, localizada no município de Novo Hamburgo, no Vale do Rio dos Sinos, região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. É uma entidade de caráter comunitário, sem fins lucrativos e que atua em todos os níveis de ensino, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, abrangendo graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, extensão e pesquisa. 

Em posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Nacional do Brasil. 

Mesa: 
secretário executivo da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Abruc), José Carlos Aguilera; 
presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso; 
presidente e requerente desta sessão, senador Lasier Martins (Podemos-RS); 
reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov; 
presidente do Conselho Consultivo da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Agostinho França da Silva; 
secretária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Abruc) e reitora da Reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: CONHECIDA COMO UNIVERSIDADE DA INOVAÇÃO, A FEEVALE, COM SEDE NO RIO GRANDE DO SUL E POLOS ATÉ NA CHINA, COMPLETA 50 ANOS. LOC: A DATA FOI CELEBRADA EM SESSÃO ESPECIAL NO SENADO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) A Feevale de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é uma universidade comunitária. A instituição oferece cursos de graduação, extensão, especialização, MBA, mestrado e doutorado, além educação básica e profissionalizante. Com polos em várias cidades gaúchas e até na China, e parcerias com 70 instituições em 23 países, a Feevale investe em inovação para gerar desenvolvimento local e nacional, como explicou o representante da Associação Pró-Ensino Superior de Novo Hamburgo, Roberto Cardoso. (Roberto Cardoso) “Estamos comprometidos com a inovação, o empreendedorismo e a excelência. E, a partir da experiência, das conquistas e dos aprendizados das últimas cinco décadas, temos como meta avançar na promoção do crescimento”. (Repórter): A universidade visitou parques tecnológicos em diversos países como Canadá, Irlanda, Inglaterra, França e China, para conhecer e adotar experiências de sucesso. O exemplo, disse o senador Lasier Martins, do Podemos gaúcho, que pediu a homenagem, deve inspirar outras universidades. (Lasier Martins) “A Feevale soube buscar os melhores exemplos de ambiente de inovação pelo mundo e se tornar, atualmente, conhecida como universidade da inovação. É algo que precisa servir de modelo ao Brasil. À medida que promovemos o encontro de empreendedores e cientistas, garantimos o desenvolvimento nacional, além de retermos aqui talentos e cérebros contra a evasão para outros países”. (Repórter) A Feevale integra projetos da comunidade acadêmica com empresas e governo locais para gerar desenvolvimento, contou o reitor Cleber Prodanov. (Cleber Prodanov) “Essa é uma visão inovadora em 69. Se a gente pôde ver pela televisão o homem pisando na lua em 1969, a gente pôde, também, ver o surgimento de uma universidade no interior do Rio Grande do Sul. Talvez, a chegada do homem na lua representasse um grande avanço, um grande passo da humanidade, mas para as comunidades locais, no interior do Rio Grande do Sul, na ponta do Brasil, a presença da universidade, talvez, tenha sido até mais importante, senador, do que o homem na lua ”. (Repórter) Um livro contando a história da Feevale será entregue a todos os senadores.

Ao vivo
00:0000:00