Senado celebra 260 anos de Macapá em sessão especial — Rádio Senado
Plenário

Senado celebra 260 anos de Macapá em sessão especial

O aniversário da capital do Amapá, Macapá, foi comemorado pelo Senado em sessão especial nesta segunda-feira (19). A celebração dos 260 anos de Macapá contou com a presença dos senadores do estado, além de autoridades locais. O senador Randolfe (REDE – AP) destacou as inúmeras riquezas naturais da cidade, a única no Brasil situada na foz do Rio Amazonas.

19/02/2018, 14h33 - ATUALIZADO EM 19/02/2018, 14h54
Duração de áudio: 02:21
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada  a comemorar o 260º aniversário de Macapá, capital do Amapá. 

Mesa:
senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
presidente da sessão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
vice-governador do Amapá, Papaleo Paes (PSDB).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ANIVERSÁRIO DE MACAPÁ FOI COMEMORADO PELO SENADO EM SESSÃO ESPECIAL NESTA SEGUNDA-FEIRA. LOC: A CELEBRAÇÃO DOS 260 ANOS DA CAPITAL DO AMAPÁ CONTOU COM A PRESENÇA DOS SENADORES DO ESTADO, ALÉM DE AUTORIDADES LOCAIS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. (Repórter) Macapá completou 260 anos no dia 4 de fevereiro, e para marcar a data o Senado realizou uma sessão especial a pedido do senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá. Randolfe ressaltou as inúmeras riquezas naturais da cidade, a única no Brasil situada na foz do Rio Amazonas. (Randolfe Rodrigues) “O nosso maior patrimônio nos foi dado pela natureza, nos foi dado por Deus. As nossas belezas naturais são infindáveis. Cabe a nós, para as gerações atuais e para as que virão, cuidar e se referenciar nisso, para que a nossa Macapá seja sempre a joia da Amazônia às margens do grande rio, na esquina da Linha do Equador para todo o mundo.” (Repórter) Já o senador Davi Alcolumbre, do Democratas do estado, disse que a bancada amapaense se empenha diariamente para conseguir iniciativas orçamentárias que contribuam para o desenvolvimento da cidade. (Davi Alcolumbre) “Além do carinho e amor por nossa terra, devemos honrá-la com nossos mandatos, priorizando sempre soluções para os principais problemas. Falo do problema fundiário, falo do problema da saúde, falo dos problemas da educação, da ampliação da infraestrutura básica, do esgotamento sanitário, do abastecimento de água potável.” (Repórter) Também discursou durante a sessão o senador João Capiberibe, do PSB, que foi prefeito de Macapá entre 1989 e 1992. Capiberibe disse que deve muito à cidade, onde chegou em 1955. (João Capiberibe) “Procurei retribuir essa dívida de gratidão com a cidade e eu estou olhando daqui uma das principais obras do meu governo, o restauro da Fortaleza de Macapá e também a urbanização do entorno. Uma obra em que nós tivemos que remontar, lá, ao século XVIII e também a todas as instituições portuguesas encarregadas da memória colonial daquele país.” (Repórter) A Fortaleza de São José de Macapá foi erguida durante o período colonial e é considerada hoje uma das sete maravilhas nacionais. Por cruzar a linha do Equador, o território de Macapá abriga, ainda, o monumento do Marco Zero, que simboliza a linha que divide os dois hemisférios. A sessão especial contou com a presença de músicos amapaenses e representantes do Governo e da Justiça estadual.

Ao vivo
00:0000:00