Aprovados empréstimos para o estado do Paraná e São Bernardo do Campo — Rádio Senado
Empréstimos

Aprovados empréstimos para o estado do Paraná e São Bernardo do Campo

O Senado aprovou nesta quarta-feira (20) empréstimos para o estado do Paraná e a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que somam cerca de R$ 735 milhões. Os recursos serão usados para modernização da gestão fiscal e recuperação socioambiental de bairros. Os detalhes com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

PRS 21/2020
PRS 22/2020

20/05/2020, 20h36 - ATUALIZADO EM 20/05/2020, 20h39
Duração de áudio: 01:57
Sessão deliberativa remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Ordem do dia.

Na pauta, a MP 915/2019 que prevê mecanismos para a simplificação dos procedimentos de venda de imóveis da União.

Senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) em pronunciamento via videoconferência.

Participam: 
2º suplente de secretário da Mesa Diretora do Senado Federal, senador Weverton (PDT-MA); 
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). 

Foto: Waldemir Barretoa/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO APROVA EMPRÉSTIMOS PARA O ESTADO DO PARANÁ E CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, NO ABC PAULISTA, QUE SOMAM CERCA DE 735 MILHÕES DE REAIS LOC: OS RECURSOS VÃO PARA A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO FISCAL E A RECUPERAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE BAIRROS. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: O Paraná fica autorizado a pegar empréstimo de cerca de 285 milhões de reais do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. Os recursos destinam-se ao financiamento parcial do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Paraná. O empréstimo tem garantia da União e, segundo o relator, senador Oriovisto Guimarães, do Podemos do Paraná, isso é possível porque a operação está de acordo com o Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil, o Profisco, uma linha de crédito para financiamentos de projetos de melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial. (Oriovisto) Esse programa é importantíssimo, até em vista da reforma tributária que está por vir por aí, os estados todos vão ter que se modernizar nesse aspecto. Então o Paraná está num bom caminho e o dinheiro vai ser muito bem usado, é um programa para cinco anos. Repórter: Já o município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, fica autorizado a pegar empréstimo externo de cerca de 450 milhões de reais. A operação será feita com a Corporação Andina de Fomento. Segundo o relator, senador Major Olimpio, do PSL de São Paulo, o dinheiro será usado para financiar parcialmente o Programa de Recuperação e Ordenamento Socioambiental de Bairros de São Bernardo do Campo. (Major Olimpio) O programa tem como objetivo apoiar e promover o desenvolvimento sustentável de 14 bairros, por meio de gastos em sistema viário, drenagem, mobilidade urbana, equipamentos sociais e meio ambiente. É esperado que esses gastos beneficiem diretamente cerca de 41,4% da população são-bernardense, o equivalente a 343 mil pessoas. (REP) Os dois projetos de resolução seguiram para promulgação. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00