Senado autoriza empréstimo para o São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte — Rádio Senado
Economia

Senado autoriza empréstimo para o São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (27) autorização para que a cidade de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, contrate empréstimo externo de 34 milhões de dólares, com garantia da União, com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata, o Fonplata. Os recursos serão usados em ações de saneamento, mobilidade urbana e implantação de áreas públicas de recreação e descanso. Os detalhes com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

27/05/2020, 20h06 - ATUALIZADO EM 27/05/2020, 20h19
Duração de áudio: 01:23
Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Ordem do dia. 

Na pauta, 03 itens: uma autorização de empréstimo com garantia da União para o município de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte (MSF 6/2020); a medida provisória que abre crédito extraordinário, em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MP 920/2020); e MP 919/2020 que dispõe sobre o valor do salário mínimo a vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2020. 

Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) em pronunciamento via videoconferência. 

Participam: 
2º suplente de secretário da Mesa Diretora do Senado Federal, senador Weverton (PDT-MA); 
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). 

Foto: Pedro Françca/Agência Senado
Pedro França / Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO AUTORIZA EMPRÉSTIMO PARA O MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE LOC: CIDADE POTIGUAR VAI RECEBER CERCA DE 180 MILHÕES DE REAIS PARA INVESTIR EM OBRAS DE SANEAMENTO, MOBILIDADE URBANA E IMPLANTAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS DE RECREAÇÃO. REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: O Plenário autorizou a cidade de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, a contratar empréstimo externo de 34 milhões de dólares, com garantia da União, com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata, o Fonplata. Os recursos destinam-se ao Programa de Ações Estruturantes, que prevê investimentos em ações de saneamento, mobilidade urbana e implantação de áreas públicas de recreação e descanso. O relator, senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, explica que a Secretaria do Tesouro Nacional entende que o município potiguar apresenta capacidade de pagamento para fazer frente a esse acréscimo de endividamento. Ele destaca a importância dos recursos e ressalta que a fiscalização precisa ser rigorosa. (Styvenson) Esse recurso vai ser muito bem-vindo. Desejo que o gestor municipal faça o uso inteligente, eficiente e transparente desse recurso em prol da população. Estaremos presentes para fiscalizar cada centavo gasto nessas operações (Rep) Styvenson lembra que o município terá que pagar o financiamento que será liberado. (Styvenson) Dinheiro é caro, e esse empréstimo vai ter que ser pago e o serviço público vai ter que ser realizado, porque no fim quem paga as contas é a população brasileira. (REP): São Gonçalo do Amarante fica na Região Metropolitana de Natal e tem pouco mais de cem mil habitantes. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00