Senado aprovou MP que destina mais recursos para ensino técnico — Rádio Senado

Senado aprovou MP que destina mais recursos para ensino técnico

LOC: O SENADO APROVOU MUDANÇAS NA APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO E MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO. 

LOC: O RESUMO DOS TRABALHOS DO PLENÁRIO NESTA SEMANA COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O senado aprovou, na terça feira, o projeto que dá ao servidor público aposentado por invalidez o direito de receber os vencimentos integrais. Hoje o benefício é calculado pela média das contribuições. A medida atinge todos os que entraram no serviço público até o final de 2003, ano da última reforma da Previdência. O relator da emenda, senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, disse que a proposta corrige o que era uma injustiça: 

(MAURÍCIO/ALVARO/FERRAÇO): remanescente da emenda constitucional número 45 que tratou perversamente, com rigor e de forma diferenciada, os aposentados por invalidez. É uma proposta que tem cunho social e que tem por objetivo corrigir injustiça e por isso teve o apoio de todas as lideranças partidárias. 

(REPÓRTER): Assim que for promulgada pelo Congresso Nacional, começa a correr o prazo de seis meses para que União, estados e municípios façam a revisão dos valores das aposentadorias que já são pagas. Na quarta-feira o plenário aprovou a medida provisória que destina recursos de 460 milhões de reais para o Pronatec, o Programa Nacional de Incentivo ao Ensino Técnico e ao Emprego. O objetivo do governo é oferecer 8 milhões de bolsas até 2014. O programa têm como público alvo trabalhadores matriculados em cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, e também estudantes do ensino médio público que freqüentem cursos profissionalizantes. A matéria foi relatada no Senado pela senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, e sua aprovação foi defendida pelo líder do governo, Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas.

(EDUARDO BRAGA / JOSE AGRIPINO / EDUARDO BRAGA) O Brasil vive exatamente um momento de transformação importante do ponto de vista econômico, co ponto de vista social, e do ponto de vista das políticas públicas sociais, entre elas a educação. A questão técnica e a questão tecnológica dentro da educação é sem nenhuma dúvida uma das razões de urgência, de premência, de necessidade da nação brasileira. 

(REPÓRTER) No mesmo dia o Plenário do Senado aprovou a programação monetária referente ao quarto trimestre de 2011 e ao primeiro de 2012. A instalação de uma comissão temporária externa do Senado Federal para acompanhar as obras de transposição do Rio São Francisco também foi aprovada pelos senadores.
23/03/2012, 02h14 - ATUALIZADO EM 23/03/2012, 02h14
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00