Covid-19

Senado aprova uso da telemedicina durante pandemia do Coronavírus

01:49Senado aprova uso da telemedicina durante pandemia do Coronavírus

Transcrição LOC: SENADO APROVA USO DA TELEMEDICINA EM TODAS AS ÁREAS DE SAÚDE DURANTE A CRISE DO CORONAVÍRUS NO PAÍS. LOC: MÉDICO DEVE INFORMAR PACIENTE SOBRE LIMITAÇÕES DO ATENDIMENTO VIRTUAL E SOBRE PAGAMENTO, QUANDO NÃO FOR SERVIÇO PRESTADO EXCLUSIVAMENTE PELO SISTIEMA ÚNICO DE SAÚDE. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Em mais uma sessão plenária virtual, os senadores aprovaram o projeto que libera o uso da telemedicina em todas as áreas da saúde, enquanto durar a crise do coronavírus no país. O uso da tecnologia vai servir tanto para prevenção de doenças e lesões quanto para promoção da saúde, mas é preciso que os médicos informem os pacientes sobre as limitações físicas impostas e sobre os pagamentos devidos por esses atendimentos, já que o governo só vai pagar pelos serviços que forem de prestação exclusivamente pelo sistema Único de Saúde, o SUS. O relator da proposta, senador Paulo Albuquerque, do PSD do Amapá, explicou que o objetivo da medida é evitar aglomerações e impedir o contágio pela covid-19. (PAULO) Por não existir ainda tratamento específico ou vacina para prevenir a infecção pelo SARS COV 2 é preciso adotar medidas que impeçam a exposição ao agente etiológico e minimizem sua disseminação pois isso pode vir a sobrecarregar e a inviabilizar o funcionamento dos sistemas de saúde da grande maioria dos países. Rep: E o senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, que também é médico, destacou que esse isolamento da população é fundamental para diminuir a disseminação do coronavírus. (ROGÉRIO) Tem dado resultado se olharmos a curva de crescimento da doença, ela tem diminuído o crescimento, e isso decorre da colaboração da população brasileira em torno da quarentena. Rep: Uma emenda ao projeto prevê também a liberação da compra de remédios sem a necessidade de apresentação de receita médica. O texto segue agora para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Senado aprova PL 696/2020 que libera o uso da telemedicina durante a epidemia de coronavírus no Brasil. Após o período da crise de calamidade pública, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vai ficar responsável pela regulamentação da atividade. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Amapá  Coronavírus  covid-19  Medicina  PSD  PT  Saúde  Senador Rogério Carvalho  Sergipe  Sistema Único de Saúde  SUS  Tecnologia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo