Senado aprova projeto para incentivar esporte nas escolas — Rádio Senado
Comissão de Educação

Senado aprova projeto para incentivar esporte nas escolas

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (29) o projeto (PLS 25/2017) do senador Lasier Martins (PSD-RS), que incentiva a prática de esporte nos sistemas de ensino. Se não houver recurso, a proposta seguirá direto para a Câmara dos Deputados. Para atingir seu objetivo, o projeto altera a Lei Pelé e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e toma uma série de providências, como assegurar o desenvolvimento de atividades de desporto nacional a alunos com deficiência e prever como objetivo dos programas de ensino aos povos indígenas a oferta de atividades de desenvolvimento e valorização do desporto. Mais informações com a repórter Larissa Bortoni, da Rádio Senado.

29/05/2018, 17h00 - ATUALIZADO EM 29/05/2018, 18h35
Duração de áudio: 01:36
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 20 itens. Na pauta, o PLC 17/2018, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores.

Bancada:
senador Cristovam Buarque (PPS-DF); 
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senadora Fátima Bezerra (PT-RN), em pronunciamento;
senador José Maranhão (MDB-PB); 
 senadora Rose de Freitas (Pode-ES);
senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: INCENTIVAR A PRÁTICA DE ESPORTE NAS ESCOLAS. ESSE É O PROPÓSITO DE UM PROJETO APROVADO HOJE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. LOC: A PROPOSTA PODE SEGUIR PARA VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. (Repórter) Nas milhões de escolas espalhadas pelo País pode haver entre os alunos estrelas dos esportes, mas que nunca serão descobertas porque não têm onde praticar, muito menos dinheiro para isso. É possível ter também crianças e jovens que gostam de se exercitar, mas que não têm onde fazê-lo. A proposta aprovada na comissão muda duas leis – a de Diretrizes e Bases da Educação e a Lei Pelé – para prever o incentivo ao desporto como um dos princípios da educação. Estabelece ainda uma série de medidas a fim de assegurar a prática esportiva para alunos com deficiência e para povos indígenas. O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, defendeu serem as escolas espaços privilegiados para os esportes. (Cristovam Buarque) Além da bola redonda, é preciso um campo de pelada. E não vai haver mais campo de pelada daqui a mais alguns anos, a não ser fechados. E, aí, há duas alternativas: quem tiver dinheiro pode pagar um clube; quem não tiver vai ser na escola. (Repórter) O senador Lasier Martins, do PSD do Rio Grande do Sul, acrescentou que a ideia é incentivar todos os esportes. (Lasier Martins) Não apenas ao futebol, mas ao basquete, ao tênis, ao vôlei e também tem muito sentido de uma formação social. Não é só a descoberta de novos talentos. (Repórter) Aprovado na Comissão de Educação, o projeto que estimula o esporte nas escolas pode seguir para a votação na Câmara dos Deputados. Isso só não vai acontecer se um grupo de senadores pedir o exame do texto no plenário do Senado. PLS 25/2017

Ao vivo
00:0000:00