Senado aprova PEC da Música em 1º turno — Rádio Senado

Senado aprova PEC da Música em 1º turno

LOC: OS CDS E OS DVDS DE ARTISTAS BRASILEIROS PODEM FICAR MAIS BARATOS. 

LOC: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO QUE ACABA COM A COBRANÇA DE IMPOSTOS SOBRE ESSES PRODUTOS FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A chamada PEC da Música livra de impostos CDs, DVDs e arquivos digitais de cantores, compositores e autores brasileiros. O objetivo é baratear em até um terço o preço final destes produtos e desestimular a venda de discos e vídeos piratas. Atualmente, do total pago por um DVD, por exemplo, cerca de 50% são impostos. A proposta recebeu o apoio de parlamentares, compositores, cantores, músicos, produtores e gravadoras. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, disse que a iniciativa deve vai beneficiar a cultura nacional 

(Lindbergh Farias) “Não há como ficar contra todo o setor cultural do país, contra toda a produção musical do país. Essa PEC é um sopro para a música brasileira, de renovação” 

(Repórter) Já o senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, lembrou que o Senado está em sintonia com a classe artística. 

(Randolfe Rodrigues) “Essa será sem dúvida nenhuma mais uma conquista da música brasileira. Como foi anteriormente a aprovação do vale-cultura aqui no plenário da Casa, como foi a aprovação que mudou a gestão coletiva do ECAD. Este é um passo importante, uma conquista importante e necessária para a música brasileira” 

(Repórter) Durante o debate, os senadores do Amazonas se manifestaram contra a matéria e justificaram que temem prejuízos à indústria fonográfica e de vídeo instalada na Zona Franca de Manaus. Aprovada em primeiro turno, a proposta deve ser novamente analisada pelo plenário do Senado para ser promulgada pelo Congresso Nacional.
11/09/2013, 10h06 - ATUALIZADO EM 11/09/2013, 10h06
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00