Senado aprova PEC da Música — Rádio Senado

Senado aprova PEC da Música

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO CONCLUIU NESTA TERÇA-FEIRA A VOTAÇÃO DA CHAMADA PEC DA MÚSICA, QUE LIVRA DE IMPOSTOS OS CDS E DVDS COM OBRAS MUSICAIS DE AUTORES BRASILEIROS. 

LOC: O OBJETIVO É BARATEAR O PREÇO DESTES PRODUTOS E IMPEDIR A PIRATARIA. O REPÓRTER GEORGE CARDIM TRAZ OS DETALHES. 

(Repórter) A votação no plenário do Senado foi acompanhada por vários artistas que apoiam a aprovação da chamada PEC da Música. A proposta acaba com a cobrança de impostos de CDs, DVDs e arquivos digitais de cantores, compositores e autores brasileiros. A ideia é baratear em até 30 por cento o preço final dos discos e vídeos nacionais e combater a venda de produtos piratas. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, disse que a iniciativa vai beneficiar a cultura nacional 

(Lindbergh Farias) “Não há como ficar contra todo o setor cultural do país, contra toda a produção musical do país. Essa PEC é um sopro para a música brasileira, de renovação” 

(Repórter) Segundo a cantora Sandra de Sá, a proposta vai beneficiar milhares de pessoas que trabalham na indústria fonográfica e no comércio, como cantores, compositores, técnicos, donos e funcionários de lojas de discos. 

(Sandra de Sá) O cd, a música mais barata para todo mundo. Os brasileiros só tem a ganhar com isto. Acho que tem que pensar nisso também. Não só do artistas, mas pensar nas pessoas que trabalham com música. Que é uma cadeia imensa. 

(Repórter) Durante o debate, os senadores amazonenses se manifestaram contra a matéria. A bancada estadual teme que o fim do imposto prejudique a indústria fonográfica sediada na Zona Franca de Manaus. A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo plenário do Senado em dois turnos deve ser promulgada pelo Congresso Nacional.
24/09/2013, 07h30 - ATUALIZADO EM 24/09/2013, 07h30
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00