Polícia Federal

Senado aprova MP que torna cargos de confiança na Polícia Federal exclusivos de servidores de carreira

01:27Senado aprova MP que torna cargos de confiança na Polícia Federal exclusivos de servidores de carreira

Transcrição LOC: O SENADO APROVOU NESTA SEGUNDA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRANSFORMA CARGOS EM COMISSÃO NA POLÍCIA FEDERAL EM FUNÇÕES DE CHEFIA EXCLUSIVAS DE SERVIDORES DE CARREIRA. LOC: O OBJETIVO É FORTALECER A INSTITUIÇÃO E FACILITAR O POLICIAMENTO NO INTERIOR E NAS REGIÕES DE FRONTEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: A medida provisória cria 516 funções comissionadas para a Polícia Federal, ao mesmo tempo que transforma 281 cargos em comissão DAS em 344 funções de chefia, que só poderão ser ocupadas por servidores de carreira. O relator, senador Marcos do Val, do Podemos do Espírito Santo, explicou que o custo, estimado em aproximadamente 8 milhões de reais por ano, sairá do orçamento já reservado para a instituição. O objetivo da reestruturação é fortalecer as unidades regionais, o policiamento no interior e nas fronteiras. (Marcos do Val - 27”) A mudança na estrutura organizacional da Polícia Federal, com o seu consequente fortalecimento, revela-se como importante pilar na atual política de segurança pública, aprimorando a atuação nos serviços administrativos, com maior agilidade no atendimento prestado à população, e também na atividade policial nas fronteiras e no combate às organizações criminosas, ao tráfico de drogas, à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao terrorismo. (Repórter) Major Olímpio, do PSL de São Paulo, destacou ainda a antecipação da votação da emepê, fruto de um acordo de líderes. (Major Olímpio) Mesmo esses DASs que existiam no papel era devolvido pelos policiais federais. Só se está fazendo essa reestruturação e justiça. Se não vota isso hoje, não dá para sancionar a ajuda aos Estados. (Repórter) A MP foi aprovada sem modificações e será promulgada pelo Congresso Nacional. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

O Senado aprovou nesta segunda-feira (25) a medida provisória que torna cargos de confiança na Polícia Federal exclusivos de servidores de carreira. A MP 918/2020 cria 516 funções comissionadas para a instituição, ao mesmo tempo que transforma 281 cargos em comissão DAS em 344 funções de chefia. O objetivo da reestruturação é fortalecer as unidades regionais, o policiamento no interior e nas fronteiras. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Congresso Nacional  Corrupção  Drogas  Espírito Santo  Estados  Justiça  Lavagem de Dinheiro  Medida Provisória  Orçamento  Podemos  Polícia Federal  Política  PSL  São Paulo  Segurança  Segurança Pública  Senador Marcos do Val  Terrorismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo