Pandemia

Senado aprova MP que regulamenta repasse de verbas para a cultura

01:54Senado aprova MP que regulamenta repasse de verbas para a cultura

Transcrição LOC: SENADO APROVA REGRAS PARA REPASSE DE AUXÍLIO EMERGENCIAL AO SETOR CULTURAL. LOC: ESTADOS E DISTRITO FEDERAL JÁ RECEBERAM RECURSOS NO VALOR TOTAL DE R$ 3 BILHÕES DE REAIS PARA SOCORRER OS ARTISTAS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TEC: O dinheiro para pagar o auxílio emergencial de trabalhadores da cultura já foi repassado da União para Estados e Distrito Federal, mas deve ser aplicado no prazo de 120 dias ou terá que ser recolhido aos fundos estaduais ou distrital. A Medida Provisória complementa a Lei Aldir Blanc, que prevê apoio financeiro para artistas durante o período de crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus. O relator da proposta, senador Veneziano Vital do Rêgo, do PSB da Paraíba, explicou como funciona o socorro ao setor artístico. (VENEZIANO) o normativo determinou a transferência pela União aos Estados, Distrito Federal e Municípios do valor de três bilhões de reais para que promovam as seguintes políticas assistenciais voltadas a profissionais do ramo cultural: renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura no valor de R$ 600 reais, subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, e organizações culturais comunitárias que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social. Rep: O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, defendeu alterações no projeto para que o mesmo prazo de restituição de recursos fosse adotado no âmbito municipal e que os empregados da cultura fossem atendidos o mais rapidamente possível. (EDUARDO) Nós queremos que o benefício para o trabalhador da cultura chegue imediatamente aos estados e aos municípios. Rep: Já a senadora Eliziane Gama, do Cidadania, do Maranhão, lembrou da importância de pensar no orçamento do país pós pandemia. (ELIZIANE) Nós mudamos todo o processo legislativo agora em relação à questão orçamentária exatamente para atender esse momento, mas nós temos 2010 e 2022 e nós precisamos de fato já trabalhar agora com o olhar para frente, com o olhar no porvir. Rep: A Medida Provisória volta agora para nova análise da Câmara dos Deputados depois do acolhimento de algumas mudanças ao texto original.

O Senado aprovou a medida provisória (MP 986/2020) que regulamenta o repasse de recursos do auxílio emergencial para o setor cultural, a chamada Lei Aldir Blanc. O dinheiro para pagar o auxílio emergencial de trabalhadores da cultura já foi repassado da União, para Estados e Distrito Federal e, se não for usado no prazo de 120 dias, terá que ser recolhido aos fundos estaduais ou distrital. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amazonas  Auxílio emergencial  Câmara dos Deputados  Cidadania  Coronavírus  Cultura  Distrito Federal  Estados  Maranhão  MDB  Medida Provisória  Municípios  Orçamento  pandemia  Paraíba  Processo Legislativo  PSB  Senador Eduardo Braga  Senador Veneziano Vital do Rêgo  Senador Vital do Rêgo  Senadora Eliziane Gama  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo