Senado aprova empréstimo de R$ 1,2 bilhão para seis estados — Rádio Senado

Senado aprova empréstimo de R$ 1,2 bilhão para seis estados

LOC: O SENADO APROVOU UM BILHÃO E 223 MILHÕES DE REAIS PARA SEIS ESTADOS DO PAÍS. 

LOC: OS EMPRÉSTIMOS FORAM VOTADOS COM URGÊNCIA PORQUE SÓ PODEM SER CONTRATADOS ATÉ O DIA DOIS DE SETEMBRO, 120 DIAS ANTES DA POSSE DOS NOVOS GOVERNADORES. 

LOC: OS SENADORES APROVARAM TAMBÉM 117 MILHÕES DE REAIS PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

A Constituição obriga que todos os empréstimos feitos pelo Estado brasileiro com Agências estrangeiras de financiamento sejam aprovados pelo Senado antes de serem assinados. E nesta terça-feira, o Senado deu seu aval para 11 destes empréstimos, que destinarão um 1 bilhão e 223 milhões de reais para 6 estados. Os beneficiados são Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco. A aprovação foi rápida e em consenso entre governo e oposição. Pernambuco, por exemplo, terá acesso a 131 milhões de reais do Banco Mundial para investir no desenvolvimento do turismo. O relator foi Renato Casagrande do PSB do Espírito Santo. (RENATO CASAGRANDE): O programa objetiva aumentar as receitas geradas pelo turismo mediante a revalorização do modelo ¿sol e praia¿. E a diversificação temática e geográfica da oferta turística do Estado de Pernambuco. (REP): Entre os demais empréstimos estão 288 milhões de reais do Banco do Japão para as obras de ampliação do metrô de São Paulo, assim como outros 197 milhões de reais do Banco Mundial com o mesmo objetivo. Também foram concedidos mais 70 milhões do Banco Mundial para ações de combate à pobreza na Bahia e também para o desenvolvimento sócio-ambiental do Estado. Ainda do Banco Mundial foram aprovados 17 milhões e 500 mil reais para o desenvolvimento científico de Pernambuco, 157 milhões para a micro-agricultura em Santa Catarina, 33 milhões para o programa ¿Pró-Gestão¿ no Rio Grande do Sul assim como mais 105 milhões para o Programa de Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal no estado; e também mais 283 milhões de reais para ações de preservação da Serra do Mar e da Mata Atlântica de São Paulo. Também foram liberados outros 117 milhões de reais do Banco Mundial para ações de combate à AIDS em nosso país. Estes recursos serão geridos pelo Ministério da Saúde.
31/08/2010, 05h23 - ATUALIZADO EM 31/08/2010, 05h23
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00