Senado aprova criação do Prêmio Chico Xavier — Rádio Senado
Homenagem

Senado aprova criação do Prêmio Chico Xavier

Plenário aprova criação do Prêmio Chico Xavier do Senado Federal para pessoas ou entidades que se destaquem em ações sociais de caridade no Brasil. A comenda será entregue anualmente em cerimônia no Senado Federal. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

21/10/2020, 21h22 - ATUALIZADO EM 21/10/2020, 21h22
Duração de áudio: 01:57
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial. Ordem do dia. 

Em sessão deliberativa semipresencial, senadores votam: MSF 55/2020, mensagem que trata de indicação para diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); MSF 59/2020, mensagem que trata de indicação para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); e o PRS 44/2020, projeto de resolução que cria o Prêmio Chico Xavier do Senado, para ações sociais de caridade. 

Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), conduz sessão. 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: PLENÁRIO APROVA CRIAÇÃO DO PRÊMIO CHICO XAVIER PARA PESSOAS OU INSTITUIÇÕES QUE DESENVOLVAM NO BRASIL AÇÕES SOCIAIS DE CARIDADE. LOC: A COMENDA SERÁ ENTREGUE ANUALMENTE EM CERIMÔNIA NO SENADO FEDERAL. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TEC: Serão três indicados por ano para receber a comenda sempre no mês de abril, em homenagem ao aniversário de Chico Xavier. Os senadores ficarão responsáveis por escolher os concorrentes para o diploma e enviar à Mesa Diretora, com as devidas justificativas sobre os méritos dos participantes. Um conselho formado por representantes de todos os partidos políticos em atividade no Senado vai determinar quem serão os vencedores. Os nomes dos agraciados serão amplamente divulgados pelos meios de comunicação da Casa e em sessão plenária. O relator do projeto, senador Rodrigo Cunha, do PSDB de Alagoas, explicou o significado da palavra caridade. (RODRIGO) A caridade pode ser definida como um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. Sua prática é notável indicador de elevação moral, caracterizando a essência boa do ser humano. Esse foi o exemplo deixado por Chico Xavier e essas são as atitudes que se pretende incentivar e premiar com a instituição da presente comenda. O mundo necessita de caridade, cada vez mais. Rep: Autor da proposta, o senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, destacou a importância dos bons exemplos nesse momento de crise. (EDUARDO) O Senado está fazendo uma justa homenagem para a gente premiar entidades que estão fazendo caridade enquanto a gente está aqui, está levando alimento paras pessoas nessa pandemia, e que isso possa estimular mais caridade no Brasil nesse momento e mais esperança nesse momento em que tanta gente perdeu familiares e pessoas próximas com a covid. Rep: Francisco Cândido Xavier nasceu em Minas Gerais, em 1910, e tinha grande sensibilidade mediúnica. Começou a psicografar as primeiras obras aos 17 anos de idade. Ao todo foram mais de 450 livros e 50 milhões de exemplares vendidos. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas foi destinado a obras de caridade. O exemplo de bondade do médium serviu de inspiração para a criação do prêmio. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira. PRS 44/2020

Ao vivo
00:0000:00