Senado aprova ampliação do acesso a bolsas para o ensino técnico — Rádio Senado

Senado aprova ampliação do acesso a bolsas para o ensino técnico

LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A AMPLIAÇÃO DO ACESSO A BOLSAS PARA O ENSINO TÉCNICO.
 
LOC: DE ACORDO COM A MP, UNIVERSIDADES PRIVADAS PODERÃO OFERECER BOLSAS DE FORMAÇÃO TÉCNICA, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) O texto aprovado é fruto de modificação sobre a Medida Provisória 593, que muda as regras do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Um dos objetivos é melhorar a capacitação de jovens para o mercado de trabalho, permitindo que instituições privadas de nível superior ofereçam bolsas para cursos técnicos. O texto beneficia ainda alunos de outros sistemas, como os do Educação de Jovens e Adultos, e de programas federais de transferência de renda. Antes da MP, somente estudantes de ensino médio de escolas públicas e de serviços nacionais de aprendizagem, o chamado Sistema S, podiam garantir o benefício. A expectativa do líder do governo no Congresso, senador José Pimentel, do PT cearense, é de que a aprovação do projeto permita a qualificação imediata de cerca de oito milhões de brasileiros que estão em busca de emprego.
 
(José Pimentel) Com essas medidas estamos fortalecendo os institutos federais de educação, o sistema S, que é parceiro na formação de mão de obra e também permitindo que as escolas particulares conveniadas possam oferecer cursos de qualificação e capacitação de nossos trabalhadores.

(Repóter) Com a alteração na lei, o governo poderá repassar recursos às instituições públicas e privadas em valores proporcionais ao número de vagas ofertadas. Como já havia sido aprovado na Câmara, o texto segue agora para a sanção da Presidência da República.
14/05/2013, 06h31 - ATUALIZADO EM 14/05/2013, 06h31
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00