Inclusão

Aprovado pelo Senado, Dia do Orgulho Autista dá visibilidade a 2 milhões

02:18Aprovado pelo Senado, Dia do Orgulho Autista dá visibilidade a 2 milhões

Transcrição LOC: SENADO APROVA 18 DE JUNHO COMO DIA NACIONAL DO ORGULHO AUTISTA. LOC: A DATA JÁ ERA COMEMORADA INFORMALMENTE DESDE O 2005 POR INICIATIVA DE FAMILIARES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Por unanimidade, o Plenário do Senado aprovou o projeto que institui 18 de junho como o Dia do Orgulho Autista. A data, comemorada aqui no Brasil desde 2005, foi criada pela organização americana “Aspies for Freedom” ou Autistas pela Liberdade para chamar atenção da sociedade de que não se trata de uma doença, mas de uma forma como o indivíduo percebe e se relaciona com o mundo. Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista apresentam atrasos e comprometimentos no desenvolvimento da linguagem ou do comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais e o diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade. O autor, senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, avalia que a data nacional vai dar mais visibilidade à causa dos autistas. (Romário) É mais do que justo e digno dar a esta data uma conotação nacional para essas pessoas. Estou muito orgulhoso, feliz e agradecido ao Senado e aos colegas porque foi unânime. Parabéns a todos os autistas, familiares, amigos e a todos que brigam realmente de coração por estas causas. REP: Mariana Caminha, mãe do Fabrício de 9 anos, que é autista, destacou a importância da aprovação do projeto. (Mariana) Eu acredito que seja um passo muito importante a uma maior conscientização para aquilo que chamamos de neurodiversidade. Especialmente nos dias de hoje em que falamos tanto sobre tolerância em relação a diferentes raças e crenças, acredito que devamos estender esse conceito também a diferentes mentes e a diferentes formas de entender o mundo. E o que é o autismo senão uma forma de o mundo e de entender a realidade. REP: A Organização das Nações Unidas definiu o dia 2 de abril o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No Brasil, há uma estimativa de que mais de 2 milhões de pessoas sejam autistas. Aprovado pelo Senado, o projeto segue para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (18), o projeto que define 18 de junho como Dia Nacional do Orgulho Autista (PL 3391/2020). A data já é celebrada desde 2005 a partir de uma iniciativa de pais e familiares de autistas nos Estados Unidos e em Brasília. Para o senador Romário (Podemos-RJ), autor do projeto, a oficialização do dia vai dar mais visibilidade à causa. Estima-se que, no Brasil, existam hoje dois milhões de autistas. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. As informações são da repórter Hérica Christian.

TÓPICOS:
Autismo  Brasília  Câmara dos Deputados  Desenvolvimento  Estados  Estados Unidos  MDB  Plenário do Senado  Podemos  Rio de Janeiro  Senador Eduardo Gomes  Senador Romário 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo