Senado aposta no planejamento estratégico para melhorar atendimento — Rádio Senado

Senado aposta no planejamento estratégico para melhorar atendimento

LOC: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É UMA DAS ARMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA MELHOR ATENDER AO CIDADÃO. LOC: ENTRE AS METAS DO SENADO NESSA ÁREA ESTÁ A DE OFERECER INFORMAÇÃO PRECISA E EM TEMPO REAL SOBRE O TRABALHO DA CASA DE INTERESSE DA POPULAÇÃO. O desafio da Administração Pública passa pelo planejamento estratégico de suas ações. Os resultados dos serviços prestados ao cidadão dependem da definição de metas, da motivação dos servidores e do monitoramento da sua execução. Por esses critérios, o Tribunal de Contas da União é um exemplo. Segundo Leonard Lapa, palestrante do TCU, o planejamento estratégico mostrou na prática seus benefícios para a população. Do ano de 2000 a 2009, houve uma redução no número de processos a serem julgados, passando de 40 mil para 13 mil. Já o prazo de espera para o Plenário tomar uma decisão em relação aos recursos caiu de 1790 dias para 494 dias. Leonard destacou que entre as ferramentas usadas também pelo TCU está a avaliação dos servidores, que recebem uma gratificação pelo desempenho. Ele destacou que o Tribunal não se pauta pela lógica de só atuar de acordo com o que orçamento permitir. O representante do Tribunal ressaltou que o planejamento estratégico é relevante para o país até para economizar os recursos públicos. (Leonard) Como resultado principal é o retorno que a atividade do Tribunal propicia para a sociedade e para os cofres públicos. Um levantamento recente de 2009 é de que para cada R$ 1 alocado, o TCU devolveu em economia para o cidadão ou para os cofres públicos R$ 18. Dinheiro que deixou de ser desviado ou que foi melhor aplicado do que seria caso o Tribunal não tivesse atuado. Repórter: A diretora da Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado, Ana Lúcia Novelly, explicou que o Senado já trabalha com planejamento estratégico. Ela citou que a meta da Secretaria de Comunicação, por exemplo, é fazer com que o cidadão tenha acesso a todas às informações relacionadas à atividade dos senadores. (Ana Lúcia) A gente tem recebido esse retorno da população, que é o nosso maior objetivo. A gente leva a informação para o cidadão e essa informação está disponível para que ele interaja mais com seu representante no Senado e ajude a elaborar processo legislativo mais democráticos e participativos. Repórter: A representante da Câmara dos Deputados, Cássia Botelho, ressaltou que todas as ações na área de melhoria no desempenho do Legislativo têm como objetivo transformá-lo num modelo de excelência reconhecido pela sociedade. A palestra de Planejamento e Gestão Estratégica fez parte do mês do servidor público organizado pela Secretaria de Recursos Humanos do Senado.
26/10/2010, 02h37 - ATUALIZADO EM 26/10/2010, 02h37
Duração de áudio: 02:47
Ao vivo
00:0000:00