Seminário internacional debate as boas práticas do Legislativo — Rádio Senado

Seminário internacional debate as boas práticas do Legislativo

LOC: COMO DOIS PARLAMENTOS DIFERENTES PODEM COLABORAR PARA A PARTICIPAÇÃO POPULAR E A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA.
 
LOC: ESTE FOI O TEMA CENTRAL DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL BOAS PRÁTICAS DO LEGISLATIVO. O ENCONTRO FOI ENCERRADO NESTA SEXTA FEIRA NO SENADO FEDERAL. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS:

(Repórter) O encontro reuniu parlamentares, acadêmicos, servidores e cidadãos para conhecer exemplos de sucesso na participação popular no processo legislativo do Reino Unido, uma monarquia parlamentarista e do Brasil, uma república presidencialista. Durante três dias os participantes discutiram formas de garantir a transparência na elaboração das leis, participação popular e desempenho dos parlamentares. O parlamentar britânico Dave Watts explicou mecanismos usados no parlamento britânico como o processo de debate entre oposição e governo sobre a implantação de políticas publicas e a perda de mandato de parlamentares. Para a assessora política da Embaixada Britânica no Brasil Marina Barki, enquanto o parlamento britânico oferece a experiência, o Brasil enriquece a discussão com idéias inovadoras.

(Marina Barki) Eles tem boas praticas e aprenderam muito por experiência, mas o parlamento brasileiro, o congresso, tem excelentes praticas legislativas como foi demonstrado por diversos palestrantes mas que também servem de exemplo pra um parlamento que tem um peso do parlamento do reino unido, mas como bons exemplos de praticas legislativas que podem ser levadas pra fora.
 
(Repórter) Pesquisadores do quadro da Câmara dos Deputados e do Senado Federal falaram sobre o uso de tecnologias e a participação popular, como o "estudo de impacto legislativo", apresentada pelo consultor legislativo Fernando Meneguin. O coordenador do Laboratório Hacker da Camara dos Deputados Cristiano Ferri, destacou que, apesar de parecerem muito diferentes, o parlamento brasileiro e o parlamento britânico enfrentam desafios comuns, como atrair a participação dos jovens:
 
(Cristiano Ferri) Como discutir problemas muito similares, como por exemplo como engajar a população jovem o cidadão jovem no trabalho parlamentar, e entender melhor a importância do sistema representativo.

(Repórter) O seminário foi promovido pelo Interlegis, pela associação dos consultores legislativos e advogados do senado federal, Alesfe, e pela Embaixada do Reino Unido em Brasília.
07/02/2014, 03h41 - ATUALIZADO EM 07/02/2014, 03h41
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00