Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência começa nesta segunda-feira — Rádio Senado
Inclusão

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência começa nesta segunda-feira

O Programa Senado Inclusivo promove mais uma edição da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. O evento acontece de 4 a 7 de dezembro, com o tema “Uma semana que vale para todos os dias”. Estão previstas audiências públicas, apresentação de relatos e oficinas de Linguagem Brasileira de Sinais e de audiodescrição.

01/12/2017, 18h09 - ATUALIZADO EM 01/12/2017, 19h34
Duração de áudio: 02:07
Abertura da 8ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

O evento acontece de 1º a 12 de dezembro e promoverá exposições, oficinas de escultura e automaquiagem, e palestras com o senador eleito Romário e o cartunista Maurício de Souza. 

À mesa o cartunista Maurício de Souza.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela / Arquivo Senado

Transcrição
LOC: O SENADO INCLUSIVO VAI PROMOVER MAIS UMA EDIÇÃO DA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. LOC: O EVENTO, QUE ACONTECE ENTRE OS DIAS 4 E 7 DE DEZEMBRO, TEM NA PROGRAMAÇÃO DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: Com o tema “Uma semana que vale para todos os dias”, o Senado vai promover entre os dias 4 e 7 de dezembro, a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. O evento tem na programação audiências públicas, apresentação de relatos dos servidores e oficinas de Linguagem Brasileira de Sinais e de audiodescrição. Organizadora do evento e coordenadora do Núcleo de Ações Socioambientais do Senado Inclusivo, Francis Monzo explica que a Semana de Valorização é uma oportunidade para que as pessoas se dediquem aos temas de inclusão da pessoa com deficiência. (Francis): Nós visamos dar visibilidade pra questão da pessoa com deficiência, da inclusão, da acessibilidade. Pra gente poder incluir a pessoa com deficiência é necessário que toda a sociedade também se adapte, aprenda novos conteúdos como Libras. (Repórter): Servidor do Senado há 14 anos, Luciano Campos é deficiente visual e participou da montagem da programação do evento. Ele reconhece que a Semana de Valorização deveria ser implantada em outros órgãos públicos por ser um espaço de inclusão. (Luciano): Dá o exemplo para outras casas, pra outros órgãos públicos na questão do trabalho da acessibilidade. (Repórter): Os destaques dessa edição são as audiências públicas, que foram solicitadas pelo senador Paulo Paim, do PT gaúcho. A primeira tem como objetivo debater no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência os avanços e ações feitos pelos órgãos públicos na promoção da acessibilidade. Na avaliação do senador, que foi o autor da proposta do Estatuto da Pessoa com Deficiência, é fundamental garantir os direitos desses indivíduos principalmente na administração pública. (Paim): O Senado vai discutir nessa semana a importância da aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Hoje no Brasil são cerca de 46 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência. (Repórter): A outra audiência, que será no encerramento do evento, vai discutir a violência sexual contra as mulheres com deficiência. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00