Segundo maior bioma brasileiro preocupa parlamentares — Rádio Senado

Segundo maior bioma brasileiro preocupa parlamentares

LOC: NESTA QUINTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO, É COMEMORADO O DIA NACIONAL DO CERRADO. 

LOC: O SEGUNDO MAIOR BIOMA BRASILEIRO OCUPA UM QUARTO DO TERRITÓRIO NACIONAL, MAS SOFRE COM O DESMATAMENTO, O QUE PREOCUPA OS PARLAMENTARES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: O cerrado ocupa cerca de um quarto do território nacional e está presente em 11 estados. O segundo maior bioma brasileiro é considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo e conta com uma ampla variedade de ecossistemas, com mais de doze mil espécies de plantas e árvores. No entanto, neste Dia Nacional do Cerrado, toda esta riqueza ambiental enfrenta ameaças que preocupam e mobilizam os parlamentares. O senador Rodrigo Rolemberg, do PSB do Distrito Federal, por exemplo, explica que o desmatamento provocado pelas mudanças climáticas, pelo crescimento das cidades e pelo avanço das fronteiras agrícolas já devastou metade de sua cobertura vegetal nos últimos 50 anos. Ele lembrou que o Cerrado também é conhecido como o berço das águas, pois abriga as nascentes de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Araguaia, São Francisco e Prata. Rollemberg alertou que o grande desafio é conciliar a atividade produtiva com a preservação ambiental.

(Rollemberg) Um momento de reflexão e de mobilização em defesa de um dos biomas mais importantes para o país. o cerrado detém uma das maiores biodiversidades do planeta, e é o bioma mais ameaçado do brasil. nós temos uma falha enorme na legislação brasileira, porque até este momento o cerrado não tem status constitucional de proteção, a exemplo do que acontece com a floresta amazônica, com o pantanal, com a mata atlântica, com a serra do mar e a zona costeira. 

(Repórter) Nos últimos anos, os senadores discutiram com especialistas e analisaram projetos relacionados à preservação do Cerrado. Entre eles, uma Proposta de Emenda à Constituição que inclui o cerrado e a caatinga como patrimônios nacionais. O texto já aprovado pelo Senado está em análise na Câmara dos Deputados. 

LOC: O SENADO FEDERAL TAMBÉM CONTRIBUI DIRETAMENTE PARA A RECOMPOSIÇÃO DO CERRADO, COM A PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS. NO INÍCIO DESTE ANO, O VIVEIRO DA CASA DOOU PARA O JARDIM BOTÂNICO OITOCENTAS MUDAS DE ESPÉCIES COMO JACARANDÁ, SIBIPIRUNA E IPÊ AMARELO. 

LOC: O SENADO TAMBÉM FIRMOU PARCERIA COM A EMBRAPA CERRADOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS ORNAMENTAIS E ARBÓREAS NATIVAS, QUE SERÃO UTILIZADAS EM SOLENIDADES E NAS DEPENDÊNCIAS DO CONGRESSO NACIONAL.
10/09/2014, 01h31 - ATUALIZADO EM 10/09/2014, 01h31
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00