Seguem para o Plenário quatro indicações para a diretoria da Anvisa — Rádio Senado
Esforço Concentrado

Seguem para o Plenário quatro indicações para a diretoria da Anvisa

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou quatro indicações para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O nomeado para a Presidência disse que o maior desafio do órgão regulador nos próximos meses será analisar a segurança e a eficácia das vacinas contra o coronavírus. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

19/10/2020, 21h05 - ATUALIZADO EM 19/10/2020, 21h05
Duração de áudio: 02:22
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) se reúne em sistema semipresencial para sabatina de indicados para diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

As reuniões ocorrem de forma semipresenciais, sendo permitida a participação remota dos senadores através de um aplicativo de videoconferência, para debate com os indicados e leitura de relatórios. 

Painel exibe apuração de votos. 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO APROVOU QUATRO INDICAÇÕES PARA A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. LOC: O NOMEADO PARA A PRESIDÊNCIA DISSE QUE O MAIOR DESAFIO DA ANVISA NOS PRÓXIMOS MESES SERÁ ANALISAR A SEGURANÇA E A EFICÁCIA DAS VACINAS CONTRA O CORONAVÍRUS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: Antônio Barra Torres, que é presidente substituto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde o ano passado, foi indicado para ocupar o cargo de forma permanente. Como interino, ele já vem conduzindo a Anvisa durante toda a pandemia do coronavírus, e disse que o maior desafio nos próximos meses para o órgão regulador será avaliar a segurança e eficácia das vacinas contra a covid-19. O senador Luiz do Carmo, do MDB de Goiás, questionou em que pé estão os pedidos de registro das vacinas. (Luiz do Carmo) A vacina da Covid. Vocês estão preparados para liberar rapidamente? Já tem estudos, já adiantou? Porque é questão de vida. Então algum laboratório já pediu liberação da vacina da Covid? (Repórter) Antonio Torres respondeu que não há nenhum pedido de registro de vacina até o momento, apenas protocolos de teste. E que a agência vem agindo nos menores prazos possíveis sem abrir mão da segurança. (Antônio Barra Torres) Nós estamos diante de um novo vírus, desenvolver respostas vacinais nesse contexto, tudo que existe no mundo de rapidez está sendo implementado, tanto no Brasil quanto fora dele, tanto é que desenvolvimentos que levam 10 a 15 anos estão sendo feitos em meses. Esta agência dará a resposta no melhor tempo. O menor possível. (Repórter) A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, mostrou preocupação com o aumento do registro de agrotóxicos, e perguntou se é possível reverter algumas das autorizações. (Zenaide Maia) Existe um número recorde de agrotóxicos registrados no Brasil nos dois últimos anos. Só em 2019, foram 474. A Anvisa, na sua gestão, poderá fazer revisão e eventualmente banir algumas moléculas já banidas nos Estados Unidos e na Europa? (Repórter) Meiruze Sousa Freitas, que é servidora de carreira da Anvisa e já vem atuando na diretoria como substituta desde abril, explicou que o registro de agrotóxicos é um processo complexo que envolve a Agência, que avalia os riscos à saúde, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura. E que os mais recentes tiveram análise simplificada na Anvisa. (Meiruze Freitas) A Anvisa prioriza a avaliação de produtos de menor toxidade à saúde humana. A elevação dos números de agrotóxicos se deu pela eficiência na avaliação das moléculas conhecidas como equivalentes e essa moléculas já tinham sido avaliadas pela Anvisa no âmbito da avaliação toxicológica. (Repórter) Foram aprovadas também as indicações de Alex Machado Campos e Cristiane Rose Gomes para a diretoria da Anvisa. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

Ao vivo
00:0000:00