Sancionada prorrogação de contratos no Ministério da Agricultura — Rádio Senado
Governo Bolsonaro

Sancionada prorrogação de contratos no Ministério da Agricultura

O Congresso Nacional autorizou (Leis 13.996 e 13.997/2020) o Ministério da Agricultura a prorrogar contratos temporários de médicos veterinários e de funcionários de tecnologia de informação (TI). A prorrogação excepcional foi pedida pelo governo para não comprometer o desempenho do agronegócio. O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirmou que é preciso assegurar as condições para que o agronegócio brasileiro continue avançando, ainda mais em tempos de economia parada. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

07/05/2020, 19h13 - ATUALIZADO EM 07/05/2020, 20h01
Duração de áudio: 01:46
Fachada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com a troca de governo, o nome dos novos Ministérios do governo federal foram incluídos na fachada dos prédios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Como algumas das pastas foram fundidas, o letreiro nas fachadas mudou.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: SANCIONADA LEI QUE AUTORIZOU O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA A PRORROGAR CONTRATOS TEMPORÁRIOS DE MÉDICOS VETERINÁRIOS E DE FUNCIONÁRIOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO. LOC: A PRORROGAÇÃO EXCEPCIONAL FOI PEDIDA PELO GOVERNO PARA NÃO COMPROMETER O DESEMPENHO DO AGRONEGÓCIO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO: TÉC: A contratação de 269 médicos veterinários foi feita por em processo simplificado de seleção em 2017. O vínculo da maioria dos médicos acabaria em novembro do ano passado mas foi prorrogado por medida provisória. O governo alegou que a capacidade da agropecuária brasileira seria afetada se os contratos fossem extintos sem a rápida reposição dos veterinários. Já a seleção de 9 técnicos da área de tecnologia da informação aconteceu em 2015 e os contratos acabariam neste mês de maio. Outra MP pediu a prorrogação por mais um ano para que programas estratégicos na área, como o Garantia Safra não fossem prejudicados. As medidas provisórias foram aprovadas pelo Congresso e já estão publicadas no Diário Oficial. Para o senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, é preciso assegurar as condições para que o agronegócio brasileiro continue avançando. Principalmente em tempos de economia parada. (Heinze): A agricultura brasileira que tá dando sinais positivos, a despeito de toda a crise, nós tivemos a maior safra de grãos da história, plantada no governo Bolsonaro, colhida no governo Bolsonaro, sob o comando da ministra Tereza Cristina. Um setor que está aguentando as nossas exportações. Setor que tá dando certo, nos grãos, fibras, carnes, lácteos, o que o Brasil está exportando e produzindo para a geração de riquezas e divisas no mercado interno brasileiro. (Repórter): Os contratos temporários dos médicos veterinários poderão ser renovados, excepcionalmente, por mais dois anos. Já os dos técnicos de informática poderão ser prorrogados por no máximo um ano. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço Lei 13.996/ MP 903/2020 Lei 13.997/ MP 913/2019

Ao vivo
00:0000:00