Royalties podem ser excluídos do cálculo de despesas com pessoal — Rádio Senado
Plenário

Royalties podem ser excluídos do cálculo de despesas com pessoal

O Plenário do Senado está pronto para votar o projeto de lei (PLS 334/2017 – complementar) que retira as receitas de royalties da base de cálculo das despesas com pessoal nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Os royalties são um tipo de compensação financeira paga aos proprietários das terras ou áreas onde há mineração ou exploração de petróleo. O argumento do autor do projeto, Dalírio Beber (PSDB-SC), é o de que as receitas originárias dos royalties variam muito. Elas dependem, por exemplo, da cotação do barril de petróleo no mercado internacional. Não é possível contar com esse dinheiro em caixa de forma permanente.

16/08/2018, 16h54 - ATUALIZADO EM 16/08/2018, 19h56
Duração de áudio: 01:53
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião com 16 itens na pauta. Entre eles, o PLC 17/2018, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e creches.

Bancada:
senador Dalirio Beber (PSDB-SC); 
senadora Ângela Portela (PDT-RR).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: ESTÁ PRONTO PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO O PROJETO DE LEI QUE RETIRA AS RECEITAS DE ROYALTIES DA BASE DE CÁLCULO DAS DESPESAS COM PESSOAL NOS ESTADOS, NO DISTRITO FEDERAL E NOS MUNICÍPIOS. LOC: OS ROYALTIES SÃO UM TIPO DE COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PAGA AOS PROPRIETÁRIOS DAS TERRAS OU ÁREAS ONDE HÁ MINERAÇÃO OU EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: O principal argumento do autor do projeto, Dalírio Beber, do PSDB de Santa Catarina, é o de que as receitas originárias dos royalties variam muito. Elas dependem, por exemplo, da cotação do barril de petróleo no mercado internacional e da quantidade de óleo extraída num determinado período. Não é possível contar com esse dinheiro em caixa de forma permanente. O melhor, na avaliação de Dalírio Beber, seria investir a renda dos royalties em obras de infraestrutura e desenvolvimento: (DALIRIO BEBER): Na verdade, essa receita é uma compensação, e essa compensação deveria ser aplicada em investimentos que vão promover o desenvolvimento do Estado ou do Município, para, aí sim, automaticamente, gerar riqueza através do aumento da arrecadação de impostos. Por isso, a intenção é a de se fazer com que essa receita, que é extraordinária, fique fora dos limites para cálculo de despesa com pessoal. (MAURÍCIO): O relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, citou o exemplo do estado do Rio de Janeiro, que usou os royalties do petróleo como receita permanente e acabou falido: (FERNANDO BEZERRA COELHO): O Estado do Rio de Janeiro foi à falência, foi a breca. As receitas de royalties de petróleo tiveram, em determinado momento, um crescimento extraordinário, e se considerou essa receita como uma receita permanente, fixa. E aí veio a involução nos preços de petróleo, a queda acentuada dos royalties, ao lado de outros equívocos administrativos que não cabe aqui pontuar. (MAURÍCIO): De acordo com o projeto, as unidades da federação terão dez anos para retirar as receitas dos royalties da base de cálculo do pagamento de pessoal. A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou um pedido para que essa matéria seja analisada com urgência pelo Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00