Infraestrutura

Rota Bioceânica é prioridade no pós-pandemia, diz presidente da CRE

01:33Rota Bioceânica é prioridade no pós-pandemia, diz presidente da CRE

Transcrição LOC: PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES AFIRMA QUE IMPLANTAÇÃO DA ROTA BIOCEÂNICA SERÁ UMA DAS PRIORIDADES NO PÓS-PANDEMIA LOC: O CORREDOR RODOVIÁRIO COM MAIS DE 2 MIL QUILÔMETROS VAI LIGAR O OCEANO ATLÂNTICO, NO BRASIL, E O PACÍFICO, NO CHILE. REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC:O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, participou de seminário virtual promovido pelo Parlamento do Mercosul para discutir o andamento do projeto da Rota Biocêanica. A rota será um corredor logístico entre portos brasileiros no Atlântico e chilenos no Pacífico, passando também por portos fluviais na Argentina, no Paraguai e no Brasil. Para o senador, o projeto será prioridade para impulsionar o desenvolvimento econômico da América do Sul após a pandemia de covid-19. A expectativa é que o acesso ao Oceano Pacífico reduza custos na exportação de produtos brasileiros para a América do Norte e a Ásia, principalmente. Nelsinho Trad aponta outros benefícios que o projeto pode trazer ao país. (Nelsinho Trad) Além dos negócios que serão estabelecidos, dos produtos a serem exportados pra fora, nós temos também um case na área do turismo e também de intercâmbio cultural com as universidades. O Brasil vai ganhar muito com esse projeto. (REP) O senador ainda destacou que entre os principais interessados no projeto estão os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático. Segundo dados do Ministério da Economia, esse bloco foi o terceiro principal destino das exportações brasileiras em 2019, respondendo por cinco por cento de todas as vendas para o exterior. Entre janeiro e julho de 2020, o volume de exportações subiu vinte e um e meio por cento em relação ao mesmo período no ano passado. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou que a implantação da rota bioceânica será uma das prioridades no pós-pandemia.  Com mais de 2 mil quilômetros, o corredor logístico vai ligar os portos brasileiros, no Atlântico, e chilenos, no Pacífico, passando também por portos fluviais na Argentina, no Paraguai e no Brasil. O senador participou de seminário virtual promovido pelo Parlamento do Mercosul para discutir o andamento do projeto. As informações com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Argentina  Ásia  Chile  Comissão de Relações Exteriores  covid-19  CRE  Desenvolvimento  Economia  Exportações  Infraestrutura  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Mercosul  pandemia  pandemia de covid-19  Paraguai  Portos  PSD  Relações Exteriores  Senador Nelsinho Trad  Turismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo