Romário e Reguffe defendem transparência de clubes para renegociar dívidas — Rádio Senado

Romário e Reguffe defendem transparência de clubes para renegociar dívidas

LOC: OS CLUBES DE FUTEBOL DEVEM SER TRANSPARENTES SE QUISEREM RENEGOCIAR SUAS DÍVIDAS COM A UNIÃO. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O SENADOR ROMÁRIO EM SUA ESTREIA NA TRIBUNA DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O tetracampeão Romário, senador do PSB do Rio de Janeiro, afirmou que a moralização do esporte será uma de suas principais metas no Senado. Ele disse que a renegociação das dívidas dos clubes de futebol, por exemplo, só merece ser aprovada se houver uma contrapartida de transparência nas contas. Por isso, Romário defendeu o veto a artigo de medida provisória que admitia a revisão dos débitos, mas não exigia nada em troca dos clubes. 

(ROMÁRIO) Lembro que foi uma das raras ocasiões em que concordei, inclusive, com a decisão da Presidenta Dilma, de vetar o artigo 141. Esse artigo concedia generosos descontos aos clubes sem exigir uma contrapartida adequada, que garanta que a situação não vá se repetir. Precisamos estabelecer critérios claros de transparência e gestão financeira. 

(REPÓRTER) Outro senador estreante, Reguffe, do PDT do Distrito Federal, apoiou a exigência de responsabilidade fiscal, transparência e gestão moderna para as entidades desportivas antes de se pensar em uma renegociação de dívidas. 

(REGUFFE) É preciso que seja feito um debate profundo sobre isso porque há recursos públicos envolvidos, há isenções fiscais, e não se prestam contas, não há limites de reeleições. Os presidentes das confederações esportivas ficavam anos e anos se reelegendo, indefinidamente, recebendo subvenções oficiais, dinheiro público, sem nenhuma prestação de contas, sem o contribuinte saber como é gasto esse dinheiro. 

(REPÓRTER) O governo criou um grupo de trabalho, com técnicos de cinco ministérios e da Advocacia-Geral da União, para apresentar até o final de fevereiro uma proposta de repactuação das dívidas dos clubes de futebol.
13/02/2015, 10h41 - ATUALIZADO EM 13/02/2015, 10h41
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00