Renan diz que Senado investigará denúncia contra a CPI da Petrobras — Rádio Senado

Renan diz que Senado investigará denúncia contra a CPI da Petrobras

LOC: RENAN CALHEIROS DIZ QUE SENADO VAI INVESTIGAR A DENÚNCIA DE MANOBRA NA CPI DA PETROBRAS. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO NÃO CONSIDERA NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DOS TRABALHOS ENQUANTO DURAR A SINDICÂNCIA. MAIS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, classificou como grave o suposto favorecimento às testemunhas da CPI da Petrobras do Senado. Segundo denúncias, os depoentes teriam recebido as perguntas e as respostas antes das audiências. Entre eles, estão a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ex, Sérgio Gabrielli. Em resposta ao presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, o presidente do Senado determinou a abertura de uma sindicância interna para apurar as denúncias do envolvimento de servidores da Casa na suposta fraude. 

(Renan Calheiros) Estamos atendendo a um pedido do senador Vital do Rêgo e determinando a constituição de uma comissão de sindicância para esclarecermos todos os fatos e estabelecermos responsabilidades a quem as tenha. 

(Repórter) Renan Calheiros se mostrou contrário à suspensão dos trabalhos da CPI da Petrobras durante a sindicância, a exemplo do que sugeriu a oposição. Ele ressaltou que a CPI tem um papel importante. 

(Renan Calheiros) A CPI é uma instituição que não pode sair arranhada. É um instrumento fundamental de fiscalização de cumprimento do papel do Legislativo. Então é preciso esclarecer tudo na forma do que foi denunciado. 

(Repórter) Além da sindicância interna, as denúncias de favorecimento aos depoentes da CPI do Senado serão investigadas também pela Polícia Federal.
05/08/2014, 04h35 - ATUALIZADO EM 05/08/2014, 04h35
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00