Renan admite que Congresso pode ter duas CPIs da Petrobras — Rádio Senado

Renan admite que Congresso pode ter duas CPIs da Petrobras

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO ADMITE QUE O CONGRESSO NACIONAL PODERÁ TER DUAS CPIS DA PETROBRAS SE OS LÍDERES NÃO PRIORIZAREM UMA.  

LOC: A OPOSIÇÃO INSISTE NUMA COMISSÃO MISTA, ENQUANTO O PT ALEGA QUE A EXCLUSIVA DO SENADO TEM PRECEDÊNCIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Baseado na decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, determinou aos líderes que indiquem os 33 nomes da CPI Mista exclusiva da Petrobras. Diante do pedido de instalação de uma exclusiva do Senado e de outra Mista da Petrobras com a participação dos deputados, Renan Calheiros admitiu que poderão ser instaladas duas CPIs iguais se os líderes partidários não se entenderem. 

(Renan Calheiros) Não cabe ao presidente dizer qual CPI terá precedência sobre a outra CPI. Elas funcionarão ou não pelo quórum, pelas deliberações. Elas é que terão de decidir sobre isso. 

(Repórter) Apoiado no Código de Processo Penal, já que os regimentos não estabelecem regras para a prioridade de instalação de CPIs com o mesmo objeto, o PT argumentou que a do Senado tem precedência porque foi apresentada primeiro, como explicou a senadora petista Gleisi Hoffmann do Paraná. 

(Gleisi Hoffmann) Foi o primeiro requerimento. Foram os primeiros nomes indicados e lidos no Plenário. Esse conjunto de atos no processo caracteriza a prevalência do Senado no nosso entender. 

(Repórter) Ao destacar que a oposição insistirá na CPI Mista, o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, afirmou que o governo quer a CPI exclusiva do Senado porque terá o controle com 10 das 13 vagas. 

(Alvaro Dias) Sabemos que o governo não quer a CPI. Ou quer uma CPI absolutamente dominada e sente que tem mais facilidade de dominação no Senado. Por isso, está priorizando a CPI do Senado. 

(Repórter) As CPIs só poderão ser instaladas de fato após a indicação dos nomes. Mas o governo terá a maioria dos assentos na comissão do Senado e na Mista. 
08/05/2014, 01h05 - ATUALIZADO EM 08/05/2014, 01h05
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00