Educação

Relatório recomenda Fundeb permanente

02:14Relatório recomenda Fundeb permanente

Transcrição LOC: O FUNDEB, O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DEVE TORNAR-SE PERMANENTE. LOC: ESSA É UMA DAS RECOMENDAÇÕES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, QUE AVALIOU A INICIATIVA EM 2019. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: Com 180 páginas, o relatório do senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, tem como principal recomendação tornar perene o Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, como uma política de estado. Entre as 33 recomendações do documento, estão a ampliação do número de matrículas na educação básica, especialmente na educação infantil e em tempo integral, e a busca de novas fontes de financiamento da educação para complementar os 22 bilhões que a União já destina a estados e municípios. O texto também recomenda melhorar a infraestrutura das escolas. No Brasil 17.500 instituições de ensino não têm banheiro, 7.500 estão sem energia e 47mil sem acesso à internet, segundo informou o presidente da Comissão de Educação, senador Dário Berger, do MDB catarinense. (Berger): “O que, francamente, é inadmissível nos tempos atuais, em pleno século 21”. (Rep): Na avaliação do senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, o Fundo é fundamental para o desenvolvimento do país. (Trad): “É fundamental o Fundeb. Não existe mesmo nenhum outro caminho para a gente poder transformar uma sociedade senão pela educação. O Fundeb ele tem um papel preponderante, de segurança, no investimento da educação. Eu penso que o governo atual tem todos os instrumentos para dar este salto”. (Rep): Como uma política para os próximos dez anos, o senador Arns apelou ao governo para priorizar a educação brasileira. (Arns): “Falando isso para o presidente Bolsonaro e para os ministros, que esta seria a grande revolução que o Brasil faria, e pode fazer, e deve fazer: a revolução pela educação. (Rep): O texto será entregue ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que seja apresentado ao Plenário.

A Comissão de Educação Cultura e Esporte (CE) recomenda que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) se torne permanente. O Fundeb foi a política do governo que a comissão elegeu para avaliar em 2019. O relatório do senador Flávio Arns (Rede-PR), com 180 páginas e 33 recomendações, será entregue ao presidente do Senado para apresentação no Plenário. Reportagem, Iara Farias Borges.

TÓPICOS:
Bolsonaro  CE  Comissão de Educação, Cultura e Esporte  Cultura  Davi Alcolumbre  Desenvolvimento  Educação  Energia  Escolas  Esporte  Estados  Infraestrutura  Internet  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  MDB  Municípios  Paraná  Política  PR  PSD  Rede  Rede Sustentabilidade  Segurança  Senador Dário Berger  Senador Davi Alcolumbre  Senador Flávio Arns  Senador Nelsinho Trad  Sustentabilidade  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo