Relatoria da CPI dos Cartões de Crédito deve ser definida nesta terça-feira — Rádio Senado
Comissões

Relatoria da CPI dos Cartões de Crédito deve ser definida nesta terça-feira

Após a leitura dos nomes dos senadores que devem compor a comissão, o próximo passo é a eleição de presidente, vice e do relator. A previsão é que a instalação da Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI) para investigar os juros cobrados pelas operadoras de cartão de crédito ocorra nesta terça-feira (17). Para o autor do pedido da investigação, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), a CPI pode frear os abusos cometidos pelas companhias de cartão de crédito. As informações com a repórter Marciana Alves, da Rádio Senado.

16/04/2018, 20h17 - ATUALIZADO EM 16/04/2018, 20h17
Duração de áudio: 01:33
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da JBS (CPMI-JBS) e CPI do BNDES (CPIBNDES) realizam depoimento do controlador do grupo J&F. 

À mesa, presidente da CPMI da JBS, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

Foto: Edilson Rodrigues /Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC1: PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E RELATOR DA CPI DOS CARTÕES DE CRÉDITO DEVEM SER DEFINIDOS NESTA TERÇA-FEIRA. LOC2: OS NOMES DOS SENADORES QUE DEVEM COMPOR A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO FORAM LIDOS NO PLENÁRIO. AO TODO SERÃO DEZ MEMBROS ENTRE TITULARES E SUPLENTES. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é investigar os juros cobrados por empresas operadoras de cartão de crédito. A reunião de instalação será presidida pelo membro mais velho entre os titulares da comissão, que é o senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, autor do pedido de abertura da investigação. Segundo ele a ideia é frear os abusos cometidos pelas companhias de cartão de crédito: (Ataídes) “Só para se ter uma ideia melhor, enquanto a taxa Selic caiu mais de 50% nesses últimos meses, saindo de 14,25% para 6,5% os juros aumentaram. O caso da Caixa econômica aumentou 106%”. (Repórter) Os trabalhos da CPI dos Cartões de Crédito devem durar cerca de seis meses, e durante esse tempo, a comissão deve ouvir representantes das operadoras de cartão, dos direitos dos consumidores e do Banco Central, conforme informou o senador Ataídes: Eu não tenho dúvida que ao término dos trabalhos dessa CPI nós vamos trazer essa taxa de juro abusiva, hoje na faixa de 40%, para índices democráticos, republicanos, decentes. (Repórter) As conclusões da comissão devem ser entregues ao Ministério Público. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00