Relator da MP do 13º do Bolsa Família defende ampliação do benefício — Rádio Senado
Bolsa Família

Relator da MP do 13º do Bolsa Família defende ampliação do benefício

O relator da Medida Provisória 898/2019, que institui o 13º do Bolsa família, senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) defendeu estender o benefício também para famílias atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para ele, a missão é conseguir uma fonte de recursos no Orçamento da União. Confira reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

17/12/2019, 19h57 - ATUALIZADO EM 17/12/2019, 19h57
Duração de áudio: 01:22
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 898, de 2019, que cria a 13ª parcela para beneficiários do Bolsa Família, realiza reunião para instalação e eleição de presidente e vice-presidente.

Mesa:
presidente eventual da CMMPV 898/2019, deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP); 
senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Resultado: instalada a comissão, é eleito presidente o deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP), e designado relator o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: NOMEADO RELATOR DA MEDIDA PROVISÓRIA DO 13º DO BOLSA FAMÍLIA, RANDOLFE RODRIGUES DEFENDE AMPLIAÇÃO PARA OS QUE RECEBEM O BPC. LOC: A COMISSÃO MISTA QUE VAI ANALISAR A PROPOSTA FOI INSTALADA NO CONGRESSO NESTA TERÇA-FEIRA. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. Téc: O 13º para beneficiários do bolsa Família foi uma promessa do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral. A Medida Provisória 898 de 2019 garante o pagamento a todos os beneficiários no mesmo valor do recebimento mensal, a ser pago na parcela de dezembro. Relator da proposta na comissão mista que vai analisar a MP, o senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, destacou a união de esforços entre governo e oposição. Segundo ele, a ideia é garantir que a iniciativa seja repetida nos próximos anos e que o direito seja estendido aos que recebem o Benefício de Prestação continuada, o BPC. (Randolfe Rodrigues). Tanto o 13º para o bolsa família quanto o 13º do Benefício da Prestação Continuada é uma medida mais do que necessária e justa de contraponto a enorme e brutal desigualdade que nós vivemos no país. A minha intenção na qualidade de relator em nosso relatório é estender o benefício do 13º terceiro também para as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. (LOC) Randolfe ainda explicou que um dos principais desafios para que o 13º seja assegurado para ambos os programas sociais será encontrar um fonte de recursos. O deputado Camilo Capiberibe foi escolhido presidente da comissão mista, que tem a próxima reunião marcada para quatro de fevereiro de 2020. Sob supervisão de Leila Herédia, da Radio Senado José Odeveza.

Ao vivo
00:0000:00