Relator da CPI mista apresenta plano de trabalho na próxima segunda-feira — Rádio Senado

Relator da CPI mista apresenta plano de trabalho na próxima segunda-feira

LOC: O RELATOR DA CPI MISTA DA PETROBRAS, INSTALADA NESTA QUARTA-FEIRA, APRESENTA O PLANO DE TRABALHO NA SEGUNDA-FEIRA.  

LOC: SENADORES E DEPUTADOS JÁ ENTREGARAM MAIS DE QUINHENTOS REQUERIMENTOS DE CONVOCAÇÃO E DE QUEBRA DE SIGILOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Apesar de o Senado já ter uma CPI da Petrobras, por pressão da oposição foi instalada a CPI Mista que investigará as mesmas denúncias de irregularidades contra a estatal. O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, sugeriu iniciar os trabalhos com a convocação dos ex-diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que chegou a ser preso pela Polícia Federal, e Nestor Cerveró, além do doleiro Alberto Yousseff, que é investigado por lavagem de dinheiro. Ele pediu ainda a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos três e do ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, assim como a cópia da Operação Lava Jato da Polícia Federal. Ao citar que a oposição e os chamados independentes somam 13 votos de um total de 32, Aécio Neves admitiu que os requerimentos oposicionistas poderão ser rejeitados. 

(Aécio Neves) Acho que podem até barrar, tem a maioria para isso. Não foi a oposição que acordou um belo dia e disse que vai investigar o governo para fragilizar a presidente. Não. Foi a Polícia Federal que disse que existem indícios de uma organização criminosa trabalhando no seio da Petrobras.  

(Repórter) O relator da CPI Mista, deputado Marco Maia, do PT gaúcho, adiantou que poderá atender ao pedido da oposição. 

(Marco Maia) As propostas feitas pelo PSDB são propostas na minha avaliação viáveis. Elas dialogam com os trabalhos da CPI e não vejo nenhum problema. 

(Repórter) Com a instalação da CPI Mista, a bancada do PSB defendeu a extinção da CPI do Senado ao afirmar que a comissão ampliada tem melhores condições de investigar as denúncias. O relator, senador José Pimentel, do PT do Ceará, não descartou a possibilidade. 

(José Pimentel) Precisamos dialogar com os autores para saber qual é o processo. Vamos continuar com os trabalhos da CPI do Senado, que tem os mesmos autores e mesmos membros numa e noutra. 

(Repórter) A CPI Mista já recebeu mais de 500 requerimentos de convocação, convite, pedido de documentos e quebras de sigilos.
28/05/2014, 08h24 - ATUALIZADO EM 28/05/2014, 08h24
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00