Relator apresenta plano de trabalho e sugere convocar 30 pessoas — Rádio Senado

Relator apresenta plano de trabalho e sugere convocar 30 pessoas

LOC: NA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA CPI MISTA DA PETROBRAS, A OPOSIÇÃO RECLAMA DA FALTA DOS PEDIDOS DE QUEBRA DE SIGILOS.
 
LOC: MAS O RELATOR ARGUMENTOU QUE A COMISSÃO VAI RECEBER OS DOCUMENTOS DA POLÍCIA FEDERAL E DA JUSTIÇA DO PARANÁ. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(Repórter) O relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia do PT gaúcho, sugeriu a convocação ou convite a 30 pessoas. Entre elas, o ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa, e do doleiro Alberto Youssef, ambos presos pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro. Ele descartou, por enquanto, novos depoimentos da presidente da Petrobras, Graças Foster, e do ex-presidente, Sérgio Gabrielli, sob o argumento de que já prestaram esclarecimentos. Na reunião dessa terça-feira, o Plenário da CPI vai votar o plano de trabalho que prevê a requisição de documentos sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos; a denúncia de pagamento de propina pela empresa holandesa SBM e as cópias dos inquéritos; e ações relacionadas à Operação Lava-jato, que investiga o doleiro e o ex-diretor Paulo Costa. O vice-líder do PSDB, senador Alvaro Dias, do Paraná, questionou o fato de o plano de trabalho do relator não incluir as quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos convocados e das empresas fornecedoras da Petrobras.

(Alavaro Dias) O roteiro apresentado é modesto e estratégico. Ele não inclui a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico. E essa é uma providência imprescindível para o início das investigações. 

(Repórter) Mas o deputado Marco Maia argumentou que o processo de quebra de sigilo é muito demorado. Por isso, ele aposta no envio dos documentos que serão solicitados pela CPI à Justiça e à Polícia Federal.

(Marco Maia) Acho que isso seria neste momento inócuo porque na Operação Lava-Jato essas quedas virão para cá. Não há necessidade de você antecipar uma coisa que está a caminho desta Casa e que já foi requisitado pela CPI do Senado.
 
(Repórter) Mais uma vez, a oposição pediu o encerramento dos trabalhos da CPI da Petrobras do Senado sob o argumento de que a comissão mista pode conduzir melhor as investigações. Na reunião desta terça-feira, os senadores vão tomar o depoimento de dois técnicos da Petrobras.
02/06/2014, 08h54 - ATUALIZADO EM 02/06/2014, 08h54
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00