Regina Sousa defende inclusão de informações sobre calorias em rótulos de bebidas alcoólicas — Rádio Senado
Saúde

Regina Sousa defende inclusão de informações sobre calorias em rótulos de bebidas alcoólicas

A proposta (PLS 360/2014) que obriga os fabricantes de bebidas alcóolicas a informarem no rótulo a quantidade de calorias e as informações nutricionais do produto está pronta para ser votada na Comissão de Assuntos Sociais. Para a relatora, senadora Regina Sousa (PT-PI), a iniciativa vai auxiliar no combate a obesidade, que atinge um em cada cinco brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Se aprovado na CAS, o projeto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados.

26/02/2018, 18h02 - ATUALIZADO EM 26/02/2018, 19h04
Duração de áudio: 01:38
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência interativa para tratar sobre relatório da CPI da Previdência. 

Em pronunciamento, presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SENADORA REGINA SOUSA DESTACOU A IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA QUE OBRIGA OS RÓTULOS DE BEBIDAS ALCÓOLICAS A INFORMAREM O TOTAL DE CALORIAS. LOC: SEGUNDO A SENADORA, O PROJETO, QUE ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, É UM INSTRUMENTO DE COMBATE À OBESIDADE. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: A luta contra a balança é uma realidade nas vidas de muitas pessoas. Um mal que já atinge um em cada cinco brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, a população obesa no Brasil passou de 11,8% para 18,9%, uma alta de 60% em dez anos. Para auxiliar no combate à doença, uma proposta, em análise na Comissão de Assuntos Sociais, obriga os fabricantes de bebidas alcóolicas a informarem no rótulo a quantidade de calorias e as informações nutricionais do produto. O mesmo já acontece em embalagens de sucos, refrigerantes e iogurtes, por exemplo. Relatora na CAS, a senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, ressalta que, por serem consumidas em grandes quantidades, as bebidas têm contribuído para o que ela chama de epidemia de obesidade. Segundo a senadora, os fabricantes já se pronunciaram contra a proposta. Mas ela ressalta que todos os mecanismos de luta contra a obesidade são importantes: (Regina) Tudo isso tem a ver com a saúde. Esse também é um programa de saúde preventiva, de controlar ou pelo menos a pessoa saber. Se se ela ingerir, ela vai estar ingerindo consciente.Talvez nem fosse preciso lei, se a gente tivesse essa consciência. Então, a gente tem que ter essas armas, esses instrumentos que possam coibir. (REP) O relatório favorável à proposta já está pronto para ser votado. Se aprovado na CAS, o projeto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00