Recurso do senador eleito Jader Barbalho chega ao STF — Rádio Senado

Recurso do senador eleito Jader Barbalho chega ao STF

LOC: JÁ CHEGOU AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL O PRIMEIRO RECURSO DE UM CANDIDATO ELEITO QUE CONTESTA A VALIDADE IMEDIATA DA LEI DA FICHA LIMPA.

LOC: JADER BARBALHO TEVE VOTOS SUFICIENTES PARA SE ELEGER SENADOR, MAS PERMANECE A DÚVIDA SE ELE PODERÁ TOMAR POSSE.

LOC: O CIENTISTA POLÍTICO WALTER COSTA PORTO ESPERA QUE O STF TOME UMA DECISÃO ANTES DO PRAZO DE DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS.

Jader Barbalho, do PMDB do Pará, recorreu ao Supremo Tribunal Federal depois que o Tribunal Superior Eleitoral impediu o registro da candidatura dele com base na Lei da Ficha Limpa. Jader recebeu quase um milhão e 800 mil votos no dia três de outubro, o suficiente para ficar com a segunda vaga de senador do estado. Ao contrário de Joaquim Roriz, que apresentou o recurso contra a Ficha Limpa antes da eleição e depois desistiu da candidatura, a ação de Jader Barbalho é a primeira de um político que depende de uma decisão do STF para saber se poderá tomar posse no cargo. Ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, o cientista político Walter Costa Porto tem a expectativa de que o Supremo vá tomar uma decisão sobre a validade imediata da Lei da Ficha Limpa antes da data limite para a diplomação dos eleitos, que é 17 de dezembro. Como o julgamento do caso Roriz teve empate de cinco a cinco, Costa Porto acredita que a saída mais provável para o impasse é aguardar a nomeação do décimo primeiro ministro do STF. Mas ele ressalta que o Supremo pode optar por outra solução para o caso Jader Barbalho. (COSTA PORTO) Se o Supremo põe em pauta, é porque decidiu não aguardar a nomeação do novo ministro. Se ele não entra logo em pauta, é porque o Supremo está aguardando a designação do novo nome. (REPÓRTER) Com ou sem novo ministro, Costa Porto torce para que o Supremo ponha logo um ponto final no impasse. (COSTA PORTO) Queira Deus que esse imbróglio todo esteja resolvido antes da data da diplomação. Creio que, se correrem muito, vai dar. E talvez até o Supremo encontre uma solução até lá. (REPÓRTER) Além de Jader Barbalho, dependem de uma decisão do STF sobre a Lei da Ficha Limpa para saber se poderão assumir uma vaga no Senado: João Capiberibe, do PSB do Amapá; Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba; e Ivo Cassol, do PP de Rondônia.
13/10/2010, 12h48 - ATUALIZADO EM 13/10/2010, 12h48
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00