Raupp quer liberação de R$ 5 bilhões para atingidos por enchentes em RO — Rádio Senado

Raupp quer liberação de R$ 5 bilhões para atingidos por enchentes em RO

LOC: O SENADOR VALDIR RAUPP, DO PMDB DE RONDÔNIA, FEZ UM APELO AO GOVERNO FEDERAL PARA EDITAR UMA MEDIDA PROVISÓRIA LIBERANDO CINCO BILHÕES DE REAIS PARA OS ATINGINDOS PELA ENCHENTE NO ESTADO.  

LOC: A IDEIA É AGILIZAR A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA AS CIDADES ATINGIDAS PELAS CHEIAS DO RIO MADEIRA. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) O Senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, pediu que o Governo Federal edite uma Medida Provisória para destinar recursos às cidades atingidas pelas enchentes no Estado de Rondônia. De acordo com Raupp o Governo estima que sejam necessários cinco bilhões de reais para reconstrução das áreas atingidas. E embora as águas já estejam baixando, a enchente ainda traz preocupação para os moradores. O senador pediu agilidade na liberação dos recursos. 

(Valdir Raupp) “É imprescindível que todas as esferas de governo sejam de nível federal ou estadual se unam no sentido de agilizar a reconstrução das áreas afetadas, minimizando os efeitos negativos decorrentes das cheias e trazer de volta a dignidade para as famílias desabrigadas.” 

(Repórter) Os estragos causados pelas cheias atingiram pelo menos 18 mil pessoas em Rondônia. Os municípios mais atingidos foram os de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e a capital Porto Velho. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, pediu o reconhecimento dos decretos de calamidade pública do estado pela Defesa Civil Nacional. 

(Acir Gurgacz) “Fazemos um apelo para que a Defesa Civil Nacional reconheça esses decretos, pois esta é uma etapa importante nesse período pós-enchente que começamos a enfrentar agora. O grande problema da enchente não é a enchente, é o pós-enchente, o estrago que a enchente faz. Por isso a importância do reconhecimento dos decretos de calamidade pública”. 

(Repórter) Os bancos do Brasil, da Amazônia e a Caixa Econômica Federal estão promovendo campanhas para arrecadação de dinheiro, que servirá para ajudar a população atingida pelas chuvas.
28/04/2014, 06h51 - ATUALIZADO EM 28/04/2014, 06h51
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00