Quatro deputados lançaram candidatura à presidência da Câmara — Rádio Senado

Quatro deputados lançaram candidatura à presidência da Câmara

LOC: O NOME DO PRÓXIMO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS SERÁ CONHECIDO NESTE DOMINGO, EM SESSÃO MARCADA PARA AS SEIS DA TARDE.

LOC: ATÉ O MOMENTO, QUATRO DEPUTADOS LANÇARAM CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: JÚLIO DELGADO, DO PSB; EDUARDO CUNHA, DO PMDB; ARLINDO CHINAGLIA DO PT E CHICO ALENCAR DO PSOL. OS DEZ INTEGRANTES DA MESA DIRETORA DA CÂMARA SERÃO ESCOLHIDOS APÓS A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O presidente da Câmara dos Deputados será conhecido após votação secreta, por meio do sistema eletrônico. Ganha quem obtiver o apoio da maioria absoluta dos 513 deputados, ou seja, 257 votos. Caso esse número não seja atingido, a eleição vai para o segundo turno, onde basta a maioria simples dos votos. A primeira tarefa do presidente eleito será conduzir a apuração para os outros dez cargos da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Tradicionalmente, os partidos com o maior número de deputados eleitos têm preferência para escolher o cargo mais desejado pela legenda. Mas o Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna, lembra que, na prática, qualquer partido, com maior ou menor bancada, pode lançar candidato à Presidência da Casa. 

(MOZART): Posso citar o exemplo na eleição do presidente Severino Cavalcanti, a vaga era do PT e foi cedida ao PP. O PT lançou dois candidatos, que não obtiveram maioria dos votos na primeira votação. No segundo turno, o deputado Severino, de outro partido que não era majoritário se elegeu. 

(REP): Responsável por colocar na pauta do Congresso Nacional o pedido de impeachment do presidente da República, o presidente da Câmara é a segunda autoridade a ser chamada para exercer a Presidência da República, em casos de impedimento do presidente e do vice-presidente ou vacância de ambos os cargos. 

LOC: OS CANDIDATOS TÊM ATÉ ÀS CINCO DA TARDE DO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO PARA REGISTRAREM NA MESA SUAS CANDIDATURAS.  

LOC: OS DEPUTADOS QUE DISPUTAREM OS CARGOS COMO CANDIDATOS AVULSOS DEVEM COMUNICAR POR ESCRITO SUA INTENÇÃO AO PRESIDENTE DA CÂMARA. AOS CANDIDATOS AVULSOS É ASSEGURADO O MESMO TRATAMENTO CONFERIDO AOS DEMAIS CANDIDATOS.
29/01/2015, 03h14 - ATUALIZADO EM 29/01/2015, 03h14
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00