PT apresenta pedido de criação da CPI mista dos metrôs de SP e do DF — Rádio Senado

PT apresenta pedido de criação da CPI mista dos metrôs de SP e do DF

LOC: O PT APRESENTOU PEDIDO DE CRIAÇÃO DA CPI MISTA PARA INVESTIGAR SUPOSTAS IRREGULARIDADES NOS METRÔS DE SÃO PAULO E DO DISTRITO FEDERAL. 

LOC: PARA A OPOSIÇÃO, A INICIATIVA GOVERNISTA É UMA MANOBRA POLÍTICA PARA ATRAPALHAR A CPI DA PETROBRAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, aproveitou a sessão do Congresso Nacional para pedir a instalação da CPI Mista da Alstom destinada a investigar supostas irregularidades em contratos dos governos de São Paulo e do Distrito Federal para a construção, ampliação e manutenção de linhas de metrôs e trens nas duas cidades. O petista alega que o Congresso Nacional deve apurar as denúncias de cartel e de desvio de recursos públicos, já que parte das verbas é da União. A Alstom, que é uma empresa francesa na área de infraestrutura de energia e transporte, é acusada de pagar propinas para políticos a fim de fechar contratos no Brasil. Humberto Costa negou disputa política com o pedido do PT para a criação da CPI da Alstom, que vai investigar os governos do PSDB e do Democratas, que, por sua vez, se mobilizaram pela CPI da Petrobras. 

(Humberto Costa) Tentamos fazer essa investigação na própria CPI da Petrobras. O Supremo não aceitou que a CPI fosse ampla. Então, vamos fazer a investigação porque é necessário que ela seja feita. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, assegurou que o partido não teme a CPI da Alston, já que o governo de São Paulo adotou as medidas necessárias após as denúncias de cartel, que já são investigadas pelo Ministério Público. Ao citar que a CPI não inclui as denúncias em relação aos metrôs de Belo Horizonte, Recife e Porte Alegre, Aloysio Nunes classificou a iniciativa do PT de manobra para atrapalhar a CPI da Petrobras. 

(Aloysio Nunes Ferreira) Essa investigação seletiva só São Paulo, deixando de lado as empresas do governo federal, é simplesmente uma tentativa do PT de embaralhar o jogo, de criar uma cortina de fumaça em torno da CPI da Petrobras. O que eles têm medo mesmo é da CPI da Petrobras. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, pedirá aos líderes partidários que indiquem os nomes de 11 senadores e 11 deputados que vão atuar na CPI Mista da Alstom.
08/05/2014, 12h40 - ATUALIZADO EM 08/05/2014, 12h40
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00