Meio Ambiente

Propostas estabelecem penas mais duras para tráfico internacional de animais

01:55Propostas estabelecem penas mais duras para tráfico internacional de animais

Transcrição LOC: PROPOSTAS EM ANÁLISE NO SENADO PREVEEM AUMENTO DA PUNIÇÃO PARA TRÁFICO INTERNACIONAL DE ANIMAIS. LOC: A PENA PARA ESSE CRIME AMBIENTAL SERÁ DOBRADA NO CASO DE ESPÉCIME VENENOSA OU QUE CAUSE RISCO À VIDA HUMANA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Se o projeto for aprovado, a entrada não autorizada de animal no país poderá ser punida com até três anos de prisão e multa. O objetivo da mudança na legislação ambiental é proteger a população em geral e a própria fauna brasileira. Outra proposta relacionada ao tema, que aguarda análise dos parlamentares, é a que prevê punição em dobro para os infratores reincidentes. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, defende que o respeito ao habitat natural dos bichos pode garantir o equilíbrio do meio ambiente. (FABIANO) Não canso de falar que defender o meio ambiente é defender as vidas humanas que ainda estão por vir. Então, se depender de mim, nós vamos, sim, assegurar, gerando emprego e renda, alavancando a economia, mas com sustentabilidade, com compromisso, resguardando aquilo que já está estabelecido na Constituição Federal: que todos temos direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Rep: E para Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, as infrações contra a natureza precisam de punição mais pesada para desestimular os criminosos. (ELIZIANE) O crime ambiental afeta a coletividade e até mesmo as futuras gerações, e a aplicação de brandas punições a esse tipo de delito consiste em grave incoerência do nosso sistema jurídico. Não é adequado que a legislação puna com mais rigor quem inflige um dano a apenas um indivíduo e, ao mesmo tempo, seja condescendente com aqueles que minam o equilíbrio ambiental essencial à sadia qualidade de vida de todos os habitantes do Planeta. Rep: Dados da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais apontam que o comércio ilegal movimenta mais de U$ 10 bilhões de dólares por ano, sendo o Brasil responsável por até 15% desse total, com a retirada anual de aproximadamente 38 milhões de espécies do habitat original. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Projetos preveem mudança na legislação ambiental para punir com mais rigor o tráfico internacional de animais. A entrada não autorizada de bichos no país pode ser punida com prisão de até três anos de prisão e multa. E essa penalidade pode dobrar, no caso de espécimes venenosas ou que causem risco à vida humana ou para infratores reincidentes. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

PL 3.947 de 2020

PL 4.043 de 2020

TÓPICOS:
Animais  Cidadania  Comércio  Comissão de Meio Ambiente  Constituição  Constituição Federal  Economia  Emprego  Espírito Santo  Maranhão  Meio Ambiente  Qualidade de Vida  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Fabiano Contarato  Senadora Eliziane Gama  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo