Proposta que cria região metropolitana do DF segue para votação — Rádio Senado
MP 862

Proposta que cria região metropolitana do DF segue para votação

A Comissão Mista da Medida Provisória MPV 862/2018 votará na próxima terça-feira (23) a proposta que visa criar a região metropolitana de Brasília. O texto apresentado pelo relator foi alvo de críticas, já que atribui 20% do Fundo Constitucional do DF para manutenção da região metropolitana. O senador Izalci Lucas (PSDB – DF) defende que se retire do texto a utilização dos recursos do DF para a nova região. A reportagem é de José Odeveza, da Rádio Senado.

16/04/2019, 15h00 - ATUALIZADO EM 16/04/2019, 15h54
Duração de áudio: 02:01
Comissão Mista da Medida Provisória nº 862, de 2018. Cria região metropolitana do DF: apreciação de relatório.

Governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha se reúnem com parlamentares para a criação da região metropolitana do Distrito Federal.

Participam:
senador Carlos Viana (PSD-MG);
senador Izalci (PSDB-DF);
presidente da CMMPV 868/2018, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG);
governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha;
deputada Federal, Celina Leão (PP-DF);
deputada Erika Kokay (PT-DF).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO MISTA DA MP 862 DE 2018, QUE CRIA UMA REGIÃO METROPOLITANA PARA O DISTRITO FEDERAL ADIOU A VOTAÇÃO DO RELATÓRIO. LOC: O TEXTO PEDE A UTILIZAÇÃO DO FUNDO DE RECURSOS DO DF NA REGIÃO METROPOLITANA, O QUE GEROU UMA SÉRIE DE DISCUSSÕES ENTRE OS PARLAMENTARES. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A Medida altera o Estatuto da Metrópole e inclui 29 municípios de Goiás e 5 de Minas Gerais na região metropolitana. O relatório sugere que 20% dos recursos do Fundo Constitucional do DF sejam destinados à implementação e manutenção da região metropolitana e também à criação de um plano de desenvolvimento urbano integrado entre os Estados envolvidos. Para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a medida precisa ser aprovada em seu texto original. Ele destacou que a utilização de recursos do Fundo pode representar a perda de autonomia do DF. (Ibaneis Rocha) Por isso a defesa que eu faço da aprovação do texto original. A colocação feita, agora, nessa emenda no que diz respeito a esse fundo. Ela vem com um único propósito: Inviabilizar a aprovação dessa medida provisória e tirar o sonho de mais de 4 milhões de trabalhadores que vivem no entrono e nas regiões que fazem parte da divisa desse entorno. (Repórter) O relator da MP, deputado José Nelto do Podemos de Goiás, afirmou que não adianta criar uma região metropolitana e abandonar os pequenos municípios e os prefeitos. (José Nelto) Quem criou a medida provisória foi o Governo Federal e ele é o responsável. E hoje esse aglomerado urbano conturbado com Brasília, também é culpa do Governo Federal e do Governo de Brasília. Porque quem mora, hoje, 40% da população é quem morava em Brasília. (Repórter) O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, também defendeu que se retire do texto a utilização dos recursos do DF para a nova região. (Izalci Lucas) Essa questão do fundo, se nós, bancada, e junto com os governadores buscarmos o Governo Federal, mostrarmos a realidade da região metropolitana. Eu tenho certeza que juntos conseguiremos avanças na construção de fundo especial. (Repórter) O relatório será apresentado e votado na próxima na próxima terça-feira, dia 23.

Ao vivo
00:0000:00