CAS

Proposta proíbe propaganda e venda de cigarros com sabor

01:35Proposta proíbe propaganda e venda de cigarros com sabor

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS ANALISA NESTA QUARTA-FEIRA UMA PROPOSTA QUE PROÍBE A PROPAGANDA E A VENDA DE CIGARROS COM SABOR E AROMA. LOC: O PROJETO BUSCA PROTEGER E REDUZIR O CONTATO DOS JOVENS COM CIGARROS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Em análise na Comissão de Assuntos Sociais, a proposta do senador José Serra, do PSDB de São Paulo, proíbe a propaganda e a exposição dos cigarros nos pontos de venda e padroniza as embalagens, consideradas uma forma de publicidade. O relatório do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, ainda veda o uso de aditivos de sabor e aroma, como mentol, que refresca a garganta e facilita a adaptação do iniciante ao fumo, ou a amônia, que acelera a absorção da nicotina. O senador, que é médico, lembrou que o tabagismo provoca a morte de mais 400 pessoas por dia no país e é a causa diversas doenças, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e acidente vascular cerebral, o AVC. Para Costa, a redução do contato com o cigarro protege principalmente os mais jovens. (Humberto Costa). “Nós temos que ter como preocupação reduzir qualquer possibilidade de exposição das pessoas aos efeitos nocivos do consumo de cigarro. E especialmente de crianças, adolescentes, aqueles que se encontram ainda no processo de formação” (Repórter) A proposta ainda estabelece como infração de trânsito e pune com multa quem fumar em veículos com passageiros menores de 18 anos.

A proposta (PLS 769/2015) em análise na Comissão de Assuntos Sociais proíbe a propaganda e a exposição dos cigarros nos pontos de venda e padroniza as embalagens, consideradas uma forma de publicidade. O relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), ainda veda o uso de aditivos de sabor e aroma, como mentol, que refresca a garganta e facilita a adaptação do iniciante ao fumo, ou a amônia, que acelera a absorção da nicotina. O texto ainda estabelece como infração de trânsito e pune com multa quem fumar em veículos com passageiros menores de 18 anos.

TÓPICOS:
Adolescentes  Câncer  Cigarro  Comissão de Assuntos Sociais  Fumo  Menores  Pernambuco  PSDB  PT  São Paulo  Senador Humberto Costa  Senador José Serra  Tabagismo  Trânsito 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo