Projeto simplifica reconhecimento de diplomas de universidades estrangeiras — Rádio Senado
Mais Médicos

Projeto simplifica reconhecimento de diplomas de universidades estrangeiras

Uma proposta (PL 3716/2020) em discussão no Senado simplifica o reconhecimento de diplomas emitidos por universidades estrangeiras. Um dos objetivos, de acordo com o autor, Dário Berger (MDB/SC), é aumentar o número de médicos em regiões com carência no atendimento. A União poderá realizar um processo simplificado com duração entre 30 e 60 dias com diplomas de instituições reconhecidas. Nos demais processos, o prazo cai dos atuais 180 para 90 dias. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

13/07/2020, 20h17 - ATUALIZADO EM 13/07/2020, 20h20
Duração de áudio: 01:52
Três estudantes de medicina são instruídos sobre procedimento respiratório. Umas das estudantes segura uma espécie de respirador manual, que está sendo colocado num boneco.
ceara.gov.br

Transcrição
LOC: UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO NO SENADO SIMPLIFICA E ACELERA O RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS EMITIDOS POR UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS. LOC: UM DOS OBJETIVOS, DE ACORDO COM O AUTOR, É AUMENTAR O NÚMERO DE MÉDICOS EM REGIÕES COM CARÊNCIA NO ATENDIMENTO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: Todos os diplomas de nível superior emitidos por universidades estrangeiras, para terem validade no Brasil, devem ser revalidados por universidades públicas nacionais que tenham cursos reconhecidos na mesma área e nível. Esse procedimento, no entanto, varia de instituição para instituição e é demorado, de acordo com o senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina. (Dário Berger) Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, no Sudeste há aproximadamente 3 médicos a cada mil habitantes, enquanto que nos estados do norte a média cai para apenas um profissional por mil habitantes. Somos um país que têm carência de médicos em muitas regiões. Por isso não é admissível e nem recomendável que o Brasil continue com um sistema travado e burocrático para a revalidação dos diplomas dos médicos estrangeiros. Especialmente quando a formação é feita por instituições reconhecidamente sérias em todo o mundo. (Repórter) Berger explica que a sua proposta vai simplificar os procedimentos e estabelecer prazos comuns para todo o País. (Dário Berger) A união poderá realizar um processo simplificado com duração entre 30 e 60 dias quando o diploma for emitido por uma instituição de educação tida como 100% confiável pelo MEC. Nos demais processos, o prazo cai dos atuais 180 para 90 dias. Assim podemos agilizar o procedimento de revalidação dos diplomas sem abrir mão dos critérios técnicos para garantir a todos os brasileiros um atendimento médico dígno e de qualidade. (Repórter) Também serão unificados parâmetros para cobrança de taxas pela revalidação. As instituições poderão promover exames para revalidação e decidir sobre a necessidade de complementação de estudos. Neste caso, as disciplinas adicionais poderão ser oferecidas por ela ou cursadas, com seu aval, em outras universidades. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

Ao vivo
00:0000:00