Projetos em análise no Senado prorrogam auxílio emergencial — Rádio Senado
Pandemia

Projetos em análise no Senado prorrogam auxílio emergencial

O pagamento do auxílio emergencial de seiscentos reais para trabalhadores informais de baixa renda pode ser estendido. O Senado analisa propostas nesse sentido. O auxilio aprovado pelo Congresso garante o pagamento do auxílio emergencial por apenas três meses, prorrogáveis segundo a vontade de Poder Executivo. O governo já cogita a prorrogação por mais dois meses, mas com o valor reduzido pela metade. A reportagem é de Pedro Pincer.

PL 2627/2020

PL 2593/2020

PL 2133/2020

PL 2419/2020

04/06/2020, 19h11 - ATUALIZADO EM 04/06/2020, 19h16
Duração de áudio: 02:35
Aplicativo Auxílio Emergencial ao Trabalhador 

A Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo para a liberação do auxílio emergencial a trabalhadores de baixa renda prejudicados pela pandemia do coronavírus. 

O pedido para receber o benefício pode ser feito no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA | Auxílio Emergencial, disponível nas lojas de aplicativos para celulares Android e IOS. 

O Senado aprovou a medida no dia 30 de março e a lei foi sancionada em 2 de abril de 2020 (Lei 13.982). 

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Leonardo Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: PROJETOS QUE PRORROGAM AUXÍLIO EMERGENCIAL PODEM SER ANALISADOS PELOS SENADORES. LOC: EM DOIS MESES, 107 MILHÕES DE PESSOAS JÁ PEDIRAM O BENEFÍCIO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: O pagamento do auxílio emergencial de seiscentos reais para trabalhadores informais de baixa renda pode ser estendido. O Senado analisa propostas nesse sentido. O auxilio aprovado pelo Congresso garante o pagamento do auxílio emergencial por apenas três meses, prorrogáveis segundo a vontade do Poder Executivo. O governo já cogita a prorrogação por mais dois meses, mas com o valor reduzido pela metade. O senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, apresentou projeto de lei que amplia o prazo do benefício até dezembro de 2020 — fim do estado de calamidade pública. Ele observa que a prorrogação do auxílio emergencial traz um horizonte de estabilidade para as famílias brasileiras e para as próprias empresas, que terão a garantia de que produtos e serviços básicos continuarão sendo consumidos. (Jean Paul Prates) Além disso, permite que desempregados, trabalhadores informais e por conta própria possam seguir em frente com o mínimo de condições de se manterem e para manterem a comida do dia a dia nas suas mesas. Sem a prorrogação do auxílio emergencial, estamos condenando esse país à pior crise econômica e social da sua história (Rep) Já o projeto da senadora Kátia Abreu, do PP do Tocantins, também prorroga o pagamento do auxílio emergencial até dezembro e sugere a prorrogação por seis meses dos prazos para que o INSS possa antecipar os valores emergenciais de quem está na fila do acesso ao Benefício de Prestação Continuada e do auxílio doença. (Kátia 23) Noventa dias, três meses, não serão suficientes para acudir as pessoas que estão desempregadas, que são informais, que não têm vínculo trabalhista, pessoas que não tem como sair de casa para poder ter o seu ganha-pão. O Congresso Nacional está aqui para apoiar o cidadão brasileiro, essa é a nossa obrigação. (Rep): Pelo menos mais dois projetos, dos petistas Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, e Jaques Wagner, da Bahia, foram apresentados para prorrogar o benefício. De acordo com a Caixa Econômica, dois meses depois do início do cadastramento, 107 milhões de brasileiros já pediram o auxílio emergencial. Desses, 59 milhões tiveram o benefício aprovado e 42,2 milhões foram considerados inelegíveis, quando o cidadão não cumpre os requisitos. O auxílio emergencial pode ser pedido desde 7 de abril pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00